Obras

Obras de revitalização na Avenida Pinheiro Machado, em Santos, iniciam nesta quarta-feira

Os moradores e comerciantes dos trechos da Pinheiro Machado receberam folhetos esclarecendo sobre as intervenções, prazos e rotas alternativas

Os 2.240 metros da avenida foram divididos em 12 trechos, entre os cruzamentos semaforizados, em prol de agilizar os serviços - Imagem: reprodução redes sociais
Os 2.240 metros da avenida foram divididos em 12 trechos, entre os cruzamentos semaforizados, em prol de agilizar os serviços - Imagem: reprodução redes sociais

Karina Faleiros Publicado em 09/08/2023, às 14h03


Nesta quarta-feira (9), a Avenida Pinheiro Machado (canal 1), em Santos, entra em obras de revitalização, iniciando pelos trechos entre as ruas Antônio Bento de Amorim e Delfino Stockler de Lima (sentido Centro-praia), e entre as avenidas Presidente Wilson e Floriano Peixoto (sentido praia-centro).

Segundo informações da BS9, esta primeira fase de intervenções na avenida, que envolve melhorias no sistema de drenagem, construção de passeios no padrão Calçada para Todos e novo pavimento asfáltico, também conta com recomposições pontuais da ciclovia, taludes e muretas do canal.

Os moradores e comerciantes dos trechos da Pinheiro Machado, onde serão iniciados os trabalhos, receberam nesta última segunda-feira (7) folhetos esclarecendo sobre as intervenções, prazos e rotas alternativas.

No total, são 12 trechos. Na intenção de agilizar os serviços e minimizar os  impactos, foi determinado entre os cruzamentos semaforizados, segundo o secretário Wagner Ramos, titular da Seserp (Secretaria de Serviços Públicos). Nos principais cruzamentos, os serviços serão executados em meia pista, mantendo as demais sempre liberadas ao tráfego de veículos.

De acordo com o secretário, a separação de trechos foi elaborada com a preocupação de não interditar dois pontos de ônibus consecutivos. “Além disso, alguns serviços, a exemplo da sinalização horizontal, serão executados no período noturno, de forma a minimizar o impacto no trânsito local”.

A interdição parcial das pistas será necessária para os serviços de demolição e recomposição de guias, sarjetas e passeios para a construção das baias de ônibus após a recomposição da sub-base da pista, serviços de melhoria no sistema de drenagem, fresagem, aplicação do binder (mistura asfáltica de estrutura granulométrica especial par aa camada de ligação de pavimentos) e pavimentação.

Vencedora da concorrência pública, os trabalhos estão a cargo da Terracom, com prazo contratual de 22 meses.

Primeira etapa

Iniciando nesta quarta-feira (9), as obras acontecerão no trecho de 130m da Avenida Pinheiro Machado, entre as ruas Antônio Bento de Amorim e Delfino Stockler de Lima, sentido Centro-Praia. Esse trecho, identificado como 8, terá a via interditada parcialmente até o próximo dia 21, e depois totalmente até o final do mês. As intervenções também iniciaram no trecho de 174,69m entre as avenidas Presidente Wilson e Floriano Peixoto (trecho 9), sentido praia-centro. A interdição será parcial até o dia 10 de setembro e total de 11 a 15 de setembro.

Segunda Etapa

O trecho seguinte, de número 7, com 174m, será entre as ruas Ana Nery e Antonio Bento de Amorim, sentido Centro-praia, com interdição total prevista para o período de 30 de agosto a 4 de outubro. Nessa segunda etapa, acontecerá trabalhos concomitantes no trecho 10, de 175,24m, entre as avenidas Floriano Peixoto e Francisco Glicério, sentido Praia-Centro. Está prevista a interdição parcial de 8 de setembro a 13 de outubro e total, de 16 a 20 de outubro.

Terceira Etapa

Nessa etapa envolve os trechos 6 e 11, entre as ruas Carvalho de Mendonça e Álvares Cabral (362m), sentido Centro-praia, e Francisco Glicério e João Caetano (265,75m), sentido praia-centro. As interdições estão previstas entre o dia 2 de outubro a 28 de novembro, e 11 de outubro a 28 de novembro, e as totais, de 29 de novembro a 28 de dezembro, e 28 de novembro a 2 de dezembro.

Quarta Etapa

Nessa etapa, os trechos 1, entre as avenidas Presidente Wilson e  Floriano Peixoto (174,69m), e 5, entre as ruas Carlos Gomes e Carvalho de Mendonça (380m), ambos no sentido Centro-praia, vêm na sequência. As interdições parciais deverão ocorrer entre o dia 29 de novembro a 19 de dezembro, e de 7 de dezembro a 6 de fevereiro de 2024, enquanto as totais, de 20 de dezembro a 6 de fevereiro, e de 7 de fevereiro a 2 de março.

Quinta Etapa

Nessa etapa, com 175,24m, o trecho 2, entre as avenidas Floriano Peixoto e Francisco Glicério, sentido centro-praia, será interditado parcialmente entre 1º e 7 de janeiro, com interdição total de 8 de janeiro a 7 de fevereiro.

Sexta Etapa

Nessa etapa, entre 1º de fevereiro e 3 de março, é previsto a interdição parcial do trecho 3, de 265,75m, entre as vias Francisco Glicério e João Caetano, sentido Centro-praia. Já a interdição total, deve ocorrer de 4 a 27 de março.

Sétima Etapa

Nessa etapa, a Avenida Pinheiro Machado, entre as ruas Carlos Gomes e Carvalho de Mendonça (380m), sentido praia-centro, que integra o trecho 13, é previsto que entre em obras com interdição parcial de 16 de fevereiro a 16 de abril, e com interdição total de 17 a 22 de abril.

Oitava Etapa

Nessa etapa, o trecho 16, com 130m, será entre as ruas Antônio Bento de Amorim e Delfino Stockler de Lima, sentido Centro-praia. A interdição parcial de 21 de março a 12 de abril e total, de 15 a 17 de abril.

Nona Etapa

Nessa etapa, o trecho 14, de 362m, entre as ruas Carvalho de Mendonça e Álvares Cabral, sentido praia-Centro, integra essa etapa, com previsão de interdição parcial entre 15 de abril e 19 de maio, e total, de 20 a 24 de maio.

Décima Etapa

Nessa etapa, com 174,2m, o trecho 15, entre as ruas Álvares Cabral e Antonio Bento de Amorim, sentido praia-Centro, deverá ser interditado parcialmente de 17 de maio a 2 de junho, enquanto a interdição total está prevista para o período de 3 a 6 de junho.

Décima Primeira Etapa

Nessa etapa, com previsão de interdição total entre 4 e 10 de junho, o trecho 4, com 334m, localiza-se entre as ruas João Caetano e Carlos Gomes, sentido Centro-praia.

Décima Segunda Etapa

Nessa etapa, o trecho 12, de 334m, está entre as ruas João Caetano e Carlos Gomes, sentido praia-centro. A previsão de interdição parcial é de 4 a 25 de julho e total, de 26 a 31 de julho.

Investimento

As obras representam um investimento de R$ 27.967.343,37, sendo R$ 23.170.199,05 provenientes da Secretaria de Governo e Relações Institucionais do governo estadual (antiga Secretaria de Desenvolvimento Regional) e o restante, do orçamento municipal.

Compartilhe