Baixada Santista

Ônibus intermunicipais com ar-condicionado são entregues ao litoral de SP

A EMTU pretende colocar 100 novos ônibus refrigerados até o fim de 2024

Ônibus intermunicipais com ar-condicionado são entregues ao litoral de SP - Imagem: Divulgação/ EMTU
Ônibus intermunicipais com ar-condicionado são entregues ao litoral de SP - Imagem: Divulgação/ EMTU

Maria Clara Campanini Publicado em 23/09/2024, às 14h56


A Empresa Metropolitana de Transporte Urbanos (EMTU) quer colocar 100 novos veículos refrigerados em circulação até o fim de 2024. Até agora 21 ônibus já trabalham nas linhas metropolitas na região do litoral paulista.

A modernização da frota foi anunciada em julho pelo Governo do Estado de São Paulo.

Agora, a nova frota vem com ar-condicionado equipado, demanda feita pelos usuários. Além de contar com plataforma de acessibilidade a passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida.

"Vamos proporcionar mais conforto aos cidadãos que utilizam o transporte metropolitano na Baixada Santista, com ônibus mais modernos e climatizados", falou o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), no anúncio feito em julho.

Os novos veículos

De acordo com a EMTU, os 21 novos ônibus trabalham na linha 942, que pega o bairro Humaitá, em São Vicente, até Ponta da Praia, em Santos. Este é o itinerário mais usado, atendendo cerca de 12 mil pessoas por dia, de acordo com dados da companhia.

É estimado que 200 mil passageiros usam o serviço a cada dia. Na Baixada, a EMTU é responsável por 60 linhas metropolitanas em nove diferentes municípios.

Os 100 novos veículos devem circular até dezembro, de forma gradual, priorizando as linhas com mais usuários.

Os novos veículos são operados pela BR Mobilidade, feitos pela Mercedes Benz Modelo e carroceria Caio Induscar Apache. O motor é Euro VI, prometendo uma tecnologia limpa para diminuir os poluentes da atmosfera.