A Operação Verão conta também com o apoio da Guarda Civil Municipal
Manoela Cardozo Publicado em 18/12/2023, às 09h00
A cidade de Praia Grande se prepara para a Operação Verão 2023/2024 com o reforço significativo de mais de 530 policiais militares que estarão em serviço até o período do Carnaval.
Conforme informações da Prefeitura, nesta próxima segunda-feira (18), está programada a chegada desses profissionais, uma ação que ocorre anualmente por meio de um convênio entre a Prefeitura e as autoridades de segurança.
Conforme a tradição, a Operação Verão é viabilizada por meio de um acordo com a Prefeitura, responsável por custear as despesas de hospedagem e alimentação dos policiais originários de diversas cidades do interior do estado de São Paulo.
O contingente reforçado abrangerá não apenas policiais militares, mas também policiais rodoviários, juntamente com a participação inédita de 70 alunos oficiais e três oficiais da Academia do Barro Branco.
O secretário de Assuntos de Segurança Pública, Marcos Roberto Barbosa Craveiro, destacou a importância crucial desse aporte à segurança da cidade.
“Trata-se de um trabalho integrado entre as forças de segurança, envolvendo ainda a Polícia Civil e secretarias municipais como Trânsito e Urbanismo”, explicou.
A justificativa reside na expectativa de um aumento no número de turistas em Praia Grande, podendo ultrapassar os registros dos anos anteriores, quando a presença chegou a superar 1,5 milhão de pessoas.
Além dos policiais, a cidade também está se beneficiando do apoio de 50 guarda-vidas temporários contratados pela Prefeitura e pelo governo estadual, contribuindo para a segurança nas praias do município.
A Guarda Civil Municipal, por sua vez, mobilizará um efetivo de 513 integrantes, que atuarão em escalas extras e incluirão unidades especializadas, como a Guarda Costeira, Romu (Rondas Ostensivas Municipais), Romo (Rondas Ostensivas com Motos) e Grupamento de Trânsito (Gtran), além de equipes em veículos elétricos que percorrem o calçadão para apoiar as unidades de patrulhamento, motocicletas e bicicletas.
Outro recurso de grande relevância disponível durante a Operação Verão são as câmeras de monitoramento distribuídas pela cidade.
Atualmente, o parque tecnológico é composto por mais de 3.300 equipamentos, dotados de softwares avançados de reconhecimento ótico de caracteres e reconhecimento facial, além da inclusão de drones operados pela Guarda Civil Municipal.
Leia também
Santos conhece tabela da Série B do Brasileirão; em viagens, terá mais de 40 mil km de deslocamento
Inscrições para corrida Inclusão ao Inverso abrem em Santos
Oportunidade: SINHORES abre inscrições para oito cursos profissionalizantes gratuitos
Adolescente de 17 anos morre após se afogar em praia do litoral de SP
Guarujá fará rematrícula dos alunos do EJA até esta sexta-feira
Secretário de esportes de Santos destaca 423 eventos esportivos em 365 dias na cidade
Família aumenta: nasce Mel, a filha caçula de Neymar e Bruna Biancardi
Alerta na Baixada Santista: migração de pinguins resulta em diversos encalhes e mais de 40 mortos
Acidente na Ponte dos Barreiros: motorista alcoolizado é preso após acidente; criança foi atingida
Cangaço digital: bancos em alerta contra hackers