Saúde

Praia Grande desenvolve armadilha para capturar mosquito da dengue; entenda

A Divisão de Saúde Ambiental faz testes com ovitrampas em ferro velho

Praia Grande desenvolve armadilha para capturar mosquito da dengue; entenda - Imagem: reprodução Prefeitura de Praia Grande
Praia Grande desenvolve armadilha para capturar mosquito da dengue; entenda - Imagem: reprodução Prefeitura de Praia Grande

Manoela Cardozo Publicado em 08/01/2024, às 11h38


Visando intensificar as medidas de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti, vetor das arboviroses, a Divisão de Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande está empenhada em conduzir estudos relacionados às 'ovitrampas', uma espécie de dispositivo para capturar o mosquito transmissor.

De acordo com informações da Prefeitura, em parceria com uma empresa especializada, a equipe está implementando um projeto-piloto para avaliar a eficácia da armadilha em pontos estratégicos do município, como ferros-velhos, borracharias e áreas de reciclagem.

Os profissionais da Saúde Ambiental passaram recentemente por treinamento especializado para manipular a armadilha e analisar os resultados obtidos. 

“O Município está sempre procurando inovação e decidimos testar essa tecnologia no nosso trabalho. Nós escolhemos um ferro velho de ponto estratégico e instalamos três iscas que serão monitoradas quinzenalmente para saber quais delas capturaram mais mosquitos, qual tipo de mosquito, se é o Aedes Aegypti ou outro. Tudo isso vai nos ajudar a direcionar nossa ação nesse local. Depois desse projeto-piloto, nossa ideia é colocar em todos os pontos estratégicos, o que vai ajudar a nortear nossas ações e aprimorar o serviço”, atestou Maria Fernanda Gonçalves, diretora de Saúde Ambiental.