Decisão da Justiça determina fim das contratações temporárias e exige servidores efetivos nas escolas municipais
Lívia Gennari Publicado em 12/04/2025, às 14h06
A Justiça determinou que a Prefeitura de Praia Grande, no litoral sul de São Paulo, realize um novo concurso público para a área da educação. A decisão, proferida pela 2ª Vara da Fazenda Pública de Praia Grande, atende a uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), que questiona a prática de contratações temporárias para funções permanentes na rede municipal de ensino.
Segundo o MPSP, essa prática vai contra o que diz a Constituição e acaba afetando a qualidade do ensino. A promotoria argumenta que não dá pra manter a educação pública funcionando corretamente se os profissionais não têm estabilidade ou garantias. Por isso, a Justiça decidiu que o município tem 180 dias para organizar e lançar um novo concurso. Além disso, a Justiça também determinou a substituição gradual dos profissionais contratados temporariamente por servidores efetivos aprovados no futuro processo seletivo. Em caso de descumprimento, a administração municipal estará sujeita ao pagamento de multa diária.
Em nota, a Prefeitura de Praia Grande informou que ainda não foi oficialmente notificada da decisão judicial. No entanto, destacou que já vem adotando medidas para a realização de concursos públicos visando à contratação de profissionais para a rede municipal de ensino. Segundo a administração, em 2023, foram criados diversos cargos na área da educação, incluindo 150 vagas para atendente de educação I, 150 para educador de desenvolvimento infantojuvenil e 150 para professor III, com contratação mediante concurso público.
No mesmo ano, a Prefeitura lançou o Edital nº 004/2023, que prevê a formação de cadastro de reserva para professores em diversas disciplinas, como ciências físicas e biológicas, educação artística, educação especial, educação física, geografia, história, inglês, língua portuguesa e matemática.
A decisão da Justiça reforça a importância de contratar profissionais concursados para garantir um ensino de qualidade aos alunos da cidade. Com isso, a expectativa é que a rede municipal de Praia Grande fique mais estável e organizada, beneficiando toda a comunidade escolar.
Leia também
Santos conhece tabela da Série B do Brasileirão; em viagens, terá mais de 40 mil km de deslocamento
Inscrições para corrida Inclusão ao Inverso abrem em Santos
Oportunidade: SINHORES abre inscrições para oito cursos profissionalizantes gratuitos
Adolescente de 17 anos morre após se afogar em praia do litoral de SP
Guarujá fará rematrícula dos alunos do EJA até esta sexta-feira
Secretário de esportes de Santos destaca 423 eventos esportivos em 365 dias na cidade
Família aumenta: nasce Mel, a filha caçula de Neymar e Bruna Biancardi
Alerta na Baixada Santista: migração de pinguins resulta em diversos encalhes e mais de 40 mortos
Acidente na Ponte dos Barreiros: motorista alcoolizado é preso após acidente; criança foi atingida
Cangaço digital: bancos em alerta contra hackers