Fiscalização em São Vicente e Praia Grande resultou em autuações por irregularidades no atendimento ao público; ação ocorreu em meio ao aumento do fluxo de passageiros no Natal e no Réveillon.

Ana Beatriz Publicado em 02/01/2026, às 12h40
O aumento expressivo no número de viajantes durante as festas de fim de ano levou o Procon-SP a intensificar a fiscalização em aeroportos, terminais rodoviários e empresas de transporte em todo o estado. Na Baixada Santista, a chamada Operação Transporte resultou na autuação de empresas em São Vicente e Praia Grande por descumprimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
A ação ocorreu nos terminais rodoviários de Santos, São Vicente e Praia Grande e fez parte de um esforço estadual que fiscalizou 81 empresas. Na região, quatro fornecedores foram inspecionados, sendo que dois apresentaram irregularidades e ficaram sujeitos à aplicação de multas administrativas.
Em São Vicente, o Procon identificou a ausência de guichê exclusivo para atendimento preferencial, o que fere normas que garantem prioridade a idosos, pessoas com deficiência, gestantes e outros grupos protegidos por lei. Já em Praia Grande, uma das empresas fiscalizadas foi autuada por má prestação de serviços, comprometendo a qualidade do atendimento aos passageiros.
No terminal marítimo de Santos, embora tenha ocorrido fiscalização, nenhuma irregularidade foi constatada.
Segundo o Procon-SP, cerca de 31% das empresas fiscalizadas em todo o estado foram autuadas, principalmente por falhas na prestação de informações claras e ostensivas sobre preços, horários e condições dos serviços — um dos direitos básicos do consumidor.
Além da fiscalização, o órgão reforçou orientações importantes para quem viaja de ônibus ou avião. Entre elas, o direito à informação transparente, assistência em casos de atrasos ou cancelamentos, regras claras sobre bagagens e a necessidade de guardar bilhetes, recibos e comprovantes.
O Procon destaca que, diante de qualquer problema, o consumidor deve registrar a ocorrência imediatamente e pode buscar orientação ou formalizar reclamações junto ao órgão para garantir seus direitos.
Leia também

Novo prédio do Departamento de Trânsito e Transporte foi inaugurado no litoral

Fábio Jr. fará show especial de Natal em Santos

Transplante hepático marca nova fase da Hapvida em procedimentos de alta complexidade

Neymar Jr. aparece em quiosque na orla de Santos com amigos e SUV avaliada em até R$ 9,5 milhões

Rede própria da Hapvida amplia acesso a transplantes de órgãos em São Paulo

Polícia Ambiental apreende rede ilegal de 18 km e aplica multa de R$ 700 mil em Praia Grande

Mutirões em Santos eliminam 345 focos de mosquito e vistoriam 6 mil imóveis neste início de ano

PM da reserva em surto tem carro atingido por 14 tiros e é baleado após perseguição em Praia Grande

Fim das filas na barra? Porto de Santos aposta em 'inteligência climática' para reduzir tempo de espera de navios

Santos FC estreia com vitória sobre o Grêmio na Vila Belmiro