INCLUSÃO

Projeto Inclusão Caiçara realiza aulas de canoagem para jovens com deficiências

As aulas acontecem a cada dia 15 dias econtamcom mais de 30 voluntários

Aulas de canoagem realizadas pelo Grupo Inclusão para Todos - Imagem: Reprodução/Instagram/@canoacaicara
Aulas de canoagem realizadas pelo Grupo Inclusão para Todos - Imagem: Reprodução/Instagram/@canoacaicara

Redação Publicado em 23/07/2024, às 08h16


A conexão com a natureza proporciona a plenitude da alma. Pensando nisso, o projeto Inclusão Caiçara, em Santos, realiza passeios de canoas para crianças e adolescentes com deficiência. A ação procura minimizar os impactos que uma rotina agitada causa nos relacionamentos de pais e filhos, além de ajudar a aproximá-los.

Para que o passeio seja tranquilo e prazeroso para todos, os pais e/ou responsáveis acompanhado das crianças passam por um breve treinamento sobre normas de segurança, como a importância do colete salva-vidas e maneira correta de ficar dentro da canoa. As aulas acontecem a cada 15 dias, e já teve a participação de mais de 120 alunos

Uma das novas canoístas, que comprova a tese de Thais, é a jovem Nalu. Acompanhada da mãe, Nadhiusca Sanches, ela participou da segunda remada. "Ela tem mais interesse por fazer atividades e a gente fica muito feliz de ter uma oportunidade como essa", contou a responsável, contou ao G1.

Além disso, a atividade proporciona uma experiência sensorial e afetiva para todos os participantes.

Objetivo do projeto 

O presidente do Grupo Inclusão para Todos, Francisco Moreira destaca que o objetivo central do projeto é trazer visibilidade para a causa, para que as crianças possam ser vistas como parte da sociedade. "O que queremos com tudo isso? Queremos visibilidade, socialização e unir ainda mais as famílias, que é importantíssima para que essas crianças possam ser vistas e mostrar que podem estar sendo inseridas onde quiserem.