Eleições 2024

Eleitores devem atualizar e-Título antes da eleição

Para ajudar a participação no pleito

Eleitores devem atualizar e-Título antes da eleição - Imagem: Reprodução/ Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Eleitores devem atualizar e-Título antes da eleição - Imagem: Reprodução/ Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Maria Clara Campanini Publicado em 09/09/2024, às 14h25


As eleições municipais de 2024 está com o primeiro turno agendado para o dia 6 de outubro. Quem não atualizou o aplicativo e-Título deve fazer o quanto antes, para ter maior facilidade no momento da eleição. O alerta veio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

É recomendado que os eleitores baixem o aplicativo antes, para evitar filas virtuais que aumentam a demanda do site podendo gerar erros. O tribunal orienta para não deixar a atualização para a última hora.

A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, disse na última quinta-feira (5) que o procedimento é fácil e tranquilo “Gostaria de lembrar, mais uma vez, às eleitoras e eleitores que não deixem essa atualização para os últimos dias”.

Como atualizar

Para atualizar o aplicativo é necessário entrar nas lojas virtuais (Google Play e Apple Store) e clicar em atualizar. Ao terminar o e-Título estará com a verão mais recente disponível.

O TSE disse em nota, que a última atualização feita no dia 1º de setembro aperfeiçoou na identificação de biometria e na consulta ao local de votação, além de melhorar o desempenho.

Basta o e-Título?

Na nota o tribunal disse que para votar é necessário apenas um documento oficial com foto.  Para quem quiser usar apenas o e-Título, o aplicativo deve ter foto, o que é possível com o cadastramento biométrico prévio na Justiça Eleitoral.

Funcionalidades

Com o e-Título é possível obter a via digital do título de eleitor e acessar rapidamente informações cadastradas na Justiça Eleitoral.

Desde o lançamento – em 2017- o app já ganhou várias funcionalidades, como emissão de certidão; justificar ausência; acessar e emitir guias para o pagamento de multas; autentificas documentos; e se inscrever como mesário voluntário.