Denuncie

Saiba como funciona o serviço de atendimento às vítimas de violência em São Vicente

A iniciativa é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES)

Saiba como funciona o serviço de atendimento às vítimas de violência em São Vicente - Imagem: reprodução Freepik
Saiba como funciona o serviço de atendimento às vítimas de violência em São Vicente - Imagem: reprodução Freepik

Manoela Cardozo Publicado em 07/07/2023, às 10h00 - Atualizado às 11h01


A cidade de São Vicente é o lar do Centro de Referência Especializado em Assistência Social. O CREAS tem como propósito auxiliar pessoas que sejam vítimas de violência, abrangendo diversos tipos, como física, moral, psicológica, sexual ou patrimonial.

Conforme divulgação da Prefeitura, essa iniciativa é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) e conta com uma equipe interdisciplinar composta por psicólogos e assistentes sociais, que oferecem acolhimento e amparo às vítimas por meio de um atendimento especializado.

Toda pessoa residente em São Vicente, independentemente de gênero, idade, deficiência ou idade avançada, que esteja enfrentando ameaças ou situações de violência, pode buscar as unidades do CREAS.

Depois de uma escuta inicial na qual os profissionais identificam situações de violência e/ou violação de direitos, os técnicos orientam a vítima sobre seus direitos e a direcionam para os serviços necessários, sejam eles de assistência médica, apoio psicológico ou até mesmo o registro de um boletim de ocorrência.

A vítima atendida é acompanhada pela equipe do CREAS durante um período até que a situação seja superada. Esse serviço oferece apoio, contribuindo para a recuperação da vítima, em conjunto com outros serviços socioassistenciais e políticas públicas.

Os cidadãos de São Vicente podem encontrar o serviço em dois endereços. Na Rua Frei Damião, 970, Jardim Rio Branco ou Rua Lima Machado, 245, Parque Bitaru.

Compartilhe