Santos anuncia reforma do 'Castelinho' para abrigar centro de lutas multidisciplinar

O projeto, custando R$ 1.595.772,06, é financiado pelo Governo Federal. A JEA Construtora e Incorporadora executa as obras, que atenderão 800 atletas, desde iniciantes até alto rendimento

Centro de Atividades Integradas do Município (Cais) - Imagem: Divulgação / Prefeitura de Santos
Centro de Atividades Integradas do Município (Cais) - Imagem: Divulgação / Prefeitura de Santos

Marina Milani Publicado em 05/06/2024, às 09h18


Os lutadores de Santos, no litoral de São Paulo, terão um novo espaço de referência para a prática de diversas modalidades de artes marciais, incluindo judô, taekwondo, caratê, luta olímpica (wrestling), boxe e jiu-jitsu. Este novo Centro de Lutas será instalado em um bloco do Centro de Atividades Integradas do Município (Cais), popularmente conhecido como "Castelinho".

O investimento para as obras é de R$ 1.595.772,06, financiado pelo Governo Federal através do Ministério dos Esportes. Os serviços de reforma estão sendo executados pela JEA Construtora e Incorporadora.

O edifício, localizado no bairro Vila Mathias, está sendo reformado pela Secretaria de Obras e Edificações (Seobe) para oferecer um espaço exclusivo com toda a infraestrutura necessária para as modalidades de luta. A previsão é que o local possa atender 800 pessoas, incluindo atletas de alto rendimento e iniciantes.

Pavimento Térreo
  • Modalidades: Judô, luta olímpica e boxe.
  • Instalações: Áreas de treinamento adequadas, sala multiuso, sala de fisioterapia, vestiários e sanitários acessíveis.
Pavimento Superior
  • Modalidades: Caratê.
  • Instalações: Sanitários e vestiários de apoio (acessíveis), além de áreas administrativas e técnicas.
  • Acessibilidade: Duas escadas, piso podotátil, corrimãos e um elevador para garantir acesso seguro entre os pavimentos.

Restauração e modernização

A reforma do prédio histórico inclui:

  • Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA).
  • Novas instalações elétricas, hidráulicas, de telefonia e lógica.
  • Saguão de entrada: Projetado para incluir uma área de exposição.

A obra já começou com serviços de limpeza e demolição. A engenheira da Seobe, Bruna Carla Cerri Cunha, destacou que após as demolições e limpezas, serão iniciadas as instalações hidráulicas e a restauração da fachada, que é uma construção histórica protegida pelo Condepasa.

Gestão

A gestão do Centro de Lutas será responsabilidade da Secretaria Municipal de Esportes (Semes). Segundo o secretário Gelasio Fernandes, o espaço será utilizado tanto para a formação de novos atletas quanto para o treinamento de atletas de alto rendimento da Fundação Pró-Esportes de Santos (Fupes). O centro oferecerá aulas gratuitas à população santista.

Estamos trabalhando para atender, inicialmente, 800 atletas. Será realmente um equipamento público inédito na Baixada Santista, que vai ter um papel importante para fomentar ainda mais o esporte”, disse o secretário ao g1.