Notícias

Santos conta com 700 novas câmeras instaladas; secretário Fábio Ferraz fala sobre ampliação

Previsão é de que 100% das escolas de Santos tenham câmeras

Jornal CBN Santos ocorre das 9h ao 12h, em 97.3 FM - Imagem: CBN Santos
Jornal CBN Santos ocorre das 9h ao 12h, em 97.3 FM - Imagem: CBN Santos

Karina Faleiros Publicado em 04/12/2024, às 12h18


A ampliação do Parque de câmeras da cidade, que faz parte dos investimentos do Programa Santos Mais, segue em ritmo acelerado. No prazo de apenas um mês, 18 unidades de saúde receberam novos aparelhos e passaram a ter suas áreas monitoradas todos os dias - 24h - pelo Centro de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura.

Desde o final de outubro, foram colocadas 212 câmeras nas partes internas e externas de policlínicas, centros de atenção psicossocial e demais unidades da rede municipal de saúde, além de escolas e outros equipamentos públicos, ruas e avenidas de grande movimentação.

Em entrevista exclusiva à rádio CBN Santos, o secretário de governo de Santos, Fábio Ferraz, comentou sobre. "Dentro das câmeras, também temos outras ferramentas como a muralha digital, que são 11 pontos de entrada e saída da cidade que têm uma condição de monitorar as câmeras com o CCO", citou.

Como funciona a Muralha Digital?

A muralha lê a placa dos veículos através de câmeras de segurança, sensores, e ao obter 97% de assertividade, é possível saber o exato momento em que um veículo entra ou sai da cidade de Santos. "Isso do ponto de vista de segurança e gestão da cidade, é uma performance que nos dá uma condição de traçar estratégias e prevenção", explica.

Até o final de 2024, a previsão é de que 100% das escolas contem com câmeras - cobertura que já é superior a 90%. No próximo ano, todas as 68 unidades de saúde do município também estarão monitoradas - o índice atual é de 60%.