SÃO PAULO

Santos está entre os 10 municípios com maior incidência de roubos e furtos de motos

Foram registradas 414 ocorrências no primeiro semestre de 2024

Imagem ilustrativa - Imagem: Reprodução/Freepik
Imagem ilustrativa - Imagem: Reprodução/Freepik

Alanis Ribeiro Publicado em 04/09/2024, às 10h34


A cidade de Santos está em oitavo lugar entre os municípios com mais ocorrências de furto e roubos de motocicletas, tendo registrado 414 no primeiro semestre de 2024, no mesmo período do ano passado, Santos ocupava o quinto lugar do ranking.

Embora ainda esteja entre os 10 municípios com mais roubos e furtos de motocicletas, o município registrou uma redução de 15,7% nos casos este ano. No total, o Estado de São Paulo contabilizou 18.988 ocorrências de motocicletas, conforme o Boletim Tracker/FECAP do Centro de Estudos em Economia do Crime da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP).

Ranking

São Paulo, o município mais populoso do Brasil, lidera o ranking de roubos e furtos no estado com 7.743 ocorrências, representando cerca de 63% do total das dez cidades analisadas. A alta densidade populacional e o grande número de veículos em circulação são fatores que contribuem para esses índices elevados.

Após São Paulo, as cidades de Campinas, Osasco e Guarulhos têm os maiores números de ocorrências, com 647, 608 e 586 casos, respectivamente. Outras cidades no Top 10, como São Bernardo do Campo, Sorocaba, Santo André, Santos, Carapicuíba e Diadema, apresentam números menores, mas ainda significativos, refletindo a presença de atividades criminais relacionadas a veículos em grandes centros urbanos.

Marcas e Modelos

Os modelos da Honda, especialmente a série CG 160 (FAN, TITAN e START), são os mais visados para furtos e roubos. A Yamaha FZ25 FAZER e XTZ250 LANDER também estão entre os mais afetados, refletindo uma tendência de vulnerabilidade associada à sua popularidade e grande presença no mercado. 

A alta demanda por peças de reposição e o grande número desses veículos em circulação aumentam a probabilidade de crimes, pois são mais acessíveis e numerosos.