Valor da multa por não conformidade é de R$ 1.500,00, dobrando em reincidência
Marina Roveda Publicado em 19/11/2023, às 13h18
A Prefeitura de Santos anunciou uma nova legislação para fortalecer o atendimento prioritário e a garantia de direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Lei Complementar 1.227, publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (17), estabelece que estabelecimentos comerciais, de prestação de serviços e o transporte coletivo municipal devem sinalizar de maneira visível o atendimento prioritário e assentos preferenciais para pessoas com TEA, indicados pelo símbolo do TEA, um laço preenchido com a estampa de um quebra-cabeça.
O prefeito Rogério Santos destacou a importância dessa legislação, afirmando que o trabalho da equipe municipal visa assegurar direitos fundamentais para aqueles que mais precisam. A medida busca desenvolver políticas públicas que garantam uma abordagem estruturada e cidadã para atender às necessidades desse público específico.
No contexto do transporte público municipal, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) será responsável por oficiar as empresas operadoras do sistema para a instalação do símbolo do TEA nos coletivos, seguindo as diretrizes da nova legislação. A Secretaria de Finanças e Gestão, por meio de fiscalizações de rotina, comunicará estabelecimentos sobre a nova lei, fornecendo orientações sobre a necessidade de adaptação dos locais.
A legislação prevê procedimentos de advertência para estabelecimentos e empresas que não cumpram as exigências no primeiro momento. Em caso de não regularização, está prevista uma multa no valor de R$ 1.500,00, dobrada em casos de reincidência.
A coordenadora de Políticas para Pessoas com Deficiência da Prefeitura, Cristiane Zamari, destacou a importância da nova lei como uma forma de dar visibilidade ao símbolo do TEA, contribuindo para o reconhecimento do autismo, uma deficiência muitas vezes não visível.
Além dessa iniciativa, a Prefeitura de Santos oferece outros serviços para garantir os direitos das pessoas com TEA, como a implementação da Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência e do Colar Girassol, contribuindo para facilitar o atendimento prioritário e diferenciado desse público.
Que mistérios guardam as paredes do nº 77 da Rua da Quitanda?
Madrugada de alerta: carreta pega fogo e trava Rodovia Imigrantes em Cubatão
Câmara de Cubatão aprova projeto que aumenta salários de cargos de comissão
Após lançamento do box 'Mulheres Assassinas', Ullisses Campbell dá pistas de novo livro true crime
Polícia recupera 600 litros de diesel roubados de trem e prende dois homens em São Vicente
Santos Café: secretário Thiago Papa destaca importância do festival para o Centro Histórico
Show de Neymar e estreia de Robinho Jr. marcam amistoso do Santos
Madrugada de alerta: carreta pega fogo e trava Rodovia Imigrantes em Cubatão
Que mistérios guardam as paredes do nº 77 da Rua da Quitanda?
Trump e a geopolítica: impactos no Brasil