COLABORE

São Vicente lança campanha de doação de sangue; confira quem pode doar

Contribuições podem ser feitas no Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, de segunda a sábado, das 8h às 12h30

Imagem: Reprodução/Pixabay
Imagem: Reprodução/Pixabay

Alanis Ribeiro Publicado em 24/07/2024, às 10h32


Com níveis críticos nos estoques dos bancos de sangue da Baixada Santista, São Vicente lançou uma campanha para incentivar as doações. As contribuições podem ser feitas no Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, de segunda a sábado, das 8h às 12h30.

Antes de ser iniciada a doação, são realizados exames e uma entrevista, a fim de garantir a segurança do doador e reduzir os riscos de transmissão de doenças aos pacientes que receberão as transfusões.

Os interessados para serem doadores devem comparecer ao hemonúcleo, com um  documento com foto, ter entre 16 a 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde e alimentado com comidas leves. Menores de idade devem estar acompanhados de um responsável.

As pessoas com menos de 21 anos devem comparecer acompanhadas com pais e/ou responsáveis, ou apresentar um termo de autorização de doação de menor de idade, com firma reconhecida em cartório e documento de identidade com foto original e cópia do responsável legal, que ficarão arquivadas na instituição.

De quanto em quanto tempo posso doar? 

Os homens podem doar a cada dois meses, com um limite máximo de quatro vezes ao longo de 12 meses. Já as mulheres podem doar a cada três meses, com um máximo de três vezes durante o período de 12 meses.

Quem não pode doar? 

Pessoas com risco de doenças transmissíveis pelo sangue, como usuários de drogas injetáveis e inalatórias, praticantes do sexo não seguro, pessoas com multiplos parceiros sexuais e companheiros de pessoas com Aids e hepatites.