Notícias

Secretário de saúde de Guarujá revela detalhes sobre primeiro programa municipal de AIDS do Brasil

Trajetória de Fábio Mesquita na saúde pública reflete a importância de iniciativas eficazes no combate à AIDS

Secretário de Saúde de Guarujá relembra programa pioneiro que combateu a AIDS em Santos, mudando a percepção da cidade - Foto: Rádio CBN Santos
Secretário de Saúde de Guarujá relembra programa pioneiro que combateu a AIDS em Santos, mudando a percepção da cidade - Foto: Rádio CBN Santos

Gabriel Nubile Publicado em 19/05/2025, às 10h46


O secretário de Saúde de Guarujá, Fábio Mesquita, em entrevista à rádio CBN Santos, relembrou sobre o início do primeiro programa municipal de combate à AIDS no Brasil – de sua autoria - uma iniciativa que nasceu em Santos, cidade que enfrentava o triste estigma de "Capital da AIDS".

Fábio destacou que a situação em Santos, nos primeiros anos da epidemia, era alarmante, marcado por inúmeros casos e pela carência de informações e recursos adequados.  O reconhecimento internacional do programa santista foi notável. Mesquita contou que:

Em função do sucesso desse projeto na cidade de Santos, um laboratório australiano me convidou para uma campanha na Ásia. Após esse trabalho, a OMS me chamou para um dos escritórios deles, devido ao sucesso na região", destacou o secretário.

Mesquita, que lidera a pasta da Saúde em Guarujá, ressaltou que a experiência bem-sucedida em Santos, onde ele esteve diretamente envolvido na implementação do programa, moldou sua visão e atuação na saúde pública. Ele destacou a importância da vigilância constante e do investimento contínuo em políticas de prevenção e tratamento da AIDS, assegurando o acesso à saúde e a qualidade de vida para as pessoas da região.