Segunda corrida 'Inclusão ao Inverso' reúne mais de 100 crianças em Santos

Corrida inclusiva foi realizada no Jardim Botânico Chico Mendes, na Zona Noroeste da cidade

Segunda edição da corrida 'Inclusão ao Inverso' - Imagem: Divulgação / Prefeitura de Santos
Segunda edição da corrida 'Inclusão ao Inverso' - Imagem: Divulgação / Prefeitura de Santos

Marina Roveda Publicado em 10/12/2023, às 12h23


Mesmo com a chuva, a manhã desse sábado (09) foi marcada pela alegria e determinação de aproximadamente 100 crianças e jovens que participaram da segunda edição da corrida 'Inclusão ao Inverso', realizada no Jardim Botânico Chico Mendes, na Zona Noroeste de Santos.

Daniele Henrique Cunha, de 32 anos, compartilhou sua emoção ao ver a filha Anne, de 4 anos, participando do evento esportivo. "Foi uma surpresa para ela. Eu não contei antes porque iria ficar muito ansiosa. Mas ela amou e esse foi o meu maior presente, ver o sorriso e a alegria dela. Para nós, como pais, não existe coisa melhor do que ver os filhos felizes."

A projetista Karina do Amparo, de 51 anos, trouxe os netos Daniel, Maria Clara e Enzo, de 7, 8 e 10 anos, respectivamente, de Bertioga, que adoram correr. "É fundamental que as crianças aprendam desde cedo que somos todos iguais", destacou a avó.

A advogada Sandra Lima, de 42 anos, celebrou a felicidade do filho Matheus Lima, de 9 anos, que usa cadeira de rodas. "Esse evento é uma grande oportunidade de nos divertirmos junto com ele, de estar com os amigos e mostrar que tudo é possível."

O analista de sistemas Anwerton dos Santos, de 40 anos, atleta amador, ressaltou a importância de praticar esportes ao lado do filho Matheus. "É bom demais estar aqui hoje fazendo o que eu gosto ao lado das pessoas que eu amo. Participar dessa prova ao lado do meu filho foi uma oportunidade ímpar."

Desmistificar a deficiência foi o objetivo destacado por Eduardo Leonel, um dos organizadores da prova e responsável pela equipe Fast Wheels. "Precisamos mostrar para a sociedade que as pessoas com deficiência podem fazer tudo. O evento tem como objetivo desmistificar a deficiência, permitindo que uma criança sem deficiência, por exemplo, ande de cadeira de rodas ou de olhos vendados, para vivenciar e ver que a deficiência não é algo de outro mundo."

O secretário municipal de Esportes, Gelásio Ayres Fernandes Júnior, enfatizou que a importância do esporte vai além da prática de uma atividade física. "Hoje tivemos uma aula de respeito, empatia e união, porque aqui todos são iguais, sem distinção por qualquer motivo. Víamos nos sorrisos das pessoas, claramente, que estavam umas aprendendo com as outras."

O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Esportes (Semes) da Prefeitura de Santos, por meio da Seção de Esportes Adaptados (Sespad). A iniciativa contribui para o alcance do terceiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde de Qualidade.