Tubarões em extinção e mexilhões foram apreendidos pelas autoridades devido a pesca indevida
Alanis Ribeiro Publicado em 10/09/2024, às 08h33
A Polícia Militar Ambiental Marítima apreendeu 15 kg de cação, uma espécie de tubarão ameaçada de extinção, e 58 kg de mexilhões, conhecidos como perna-perna. Sete estabelecimentos foram autuados por venderem os animais no Mercado de Peixe, em Bertioga, na última sexta-feira (6).
Conforme informado pela PM Ambiental, os agentes descobriram que um dos estabelecimentos estava vendendo tubarões. Esta prática é proibida pela portaria número 570/23 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que proíbe a captura, transporte e comercialização de espécies ameaçadas de extinção.
Além disso, outros seis estabelecimentos estavam vendendo mexilhões perna-perna, cuja comercialização está proibida entre 1º de setembro e 31 de dezembro, de acordo com as diretrizes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), devido ao período de defeso, um momento em que a caça, a pesca e a comercialização de mexilhões são proibidos para preservar as espécies e manter o equilíbrio ambiental durante a época de reprodução.
Consequências do ato infracional
Os responsáveis pelos estabelecimentos foram autuados por infrações ambientais e, no caso do comércio de tubarões, por crime ambiental. As multas somaram R$ 9.760, sem detalhes sobre o valor individual para cada infração.
Os infratores também terão que comparecer à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil) para prestar esclarecimentos. A Polícia Civilfoi notificada sobre a venda dos tubarões, que é considerada um crime ambiental.
Os 58 kg de mexilhões perna-perna e 15 kg de tubarões apreendidos foram doados à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Bertioga e à Casa de Recuperação Caverna do Adulão. A PM informou que essas doações beneficiarão dezenas de pessoas carentes e em situação de risco.
Leia também
Rosana apoia proposta contra trabalhadores; fim da Justiça do Trabalho
Segurança é morto a tiros e polícia suspeita de envolvimento na morte de ‘Meia Folha’; veja o vídeo
Obras no Sistema Anchieta-Imigrantes: veja a programação para esta semana
Pais de Thiago Brennand não deixam de visitar filho na prisão; saiba mais sobre relação da família
Motorista de aplicativo morre em rodovia após tentativa de assalto
Essas eleições mostraram que aliados podem se tornar inimigos
Justiça de SP absolve condenação por estupro de Thiago Brennand
Mudança no cenário político: Tarcísio de Freitas demonstra apoio a Farid Madi para o segundo turno
Horário eleitoral gratuito em TVs e rádio retorna nesta sexta-feira (11)
Homem flutua em cima de isopor após passagem do furacão Milton e é resgatado por helicóptero; veja vídeo