Com 90 mm de chuva em Guarujá e 97,8 mm em Santos, a Defesa Civil monitora a situação
Gabriel Nubile Publicado em 06/08/2025, às 09h22
Várias cidades da Baixada Santista estão enfrentando transtornos nesta quarta-feira (06) devido às fortes chuvas na região. O temporal, que começou na madrugada, deixou ruas debaixo d'água em Santos, Guarujá e Cubatão, e levou as autoridades a emitirem alertas para a população.
A situação é ainda mais delicada em alguns municípios porque os trabalhadores da limpeza urbana da região estavam em greve. Em Santos, por exemplo, vídeos de moradores mostram sacos de lixo espalhados por ruas alagadas.
O mau tempo na Baixada Santista é provocado pela passagem de uma frente fria. Por conta disso, o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de perigo potencial para chuvas e ventos fortes na região, com validade até as 18h de hoje.
A situação nas cidades
Guarujá, Santos e Cubatão:
Guarujá foi a cidade com o maior volume de chuva da região, registrando 90 mm em um período de seis horas no bairro Jardim das Palmas. Vários pontos da cidade ficaram alagados, mas a Defesa Civil não informou sobre feridos, imóveis atingidos ou deslizamentos de terra.
Em Santos, o medidor de chuva do Morro São Bento registrou 97,8 mm em seis horas. A Defesa Civil do Estado informou que o volume de chuva, combinado com a maré alta, causou inundações em vários pontos, especialmente na Vila Gilda e bairros próximos, mas não houve feridos ou casas afetadas.
A Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos publicou um aviso nas redes sociais pedindo para os motoristas e moradores evitarem sair de casa, já que praticamente todas as principais vias estão interditadas por alagamentos.
Cubatão também teve problemas com inundações em diversos bairros, como o Vale Verde e a Ilha Caraguatá. A água já baixou na maioria dos locais, mas as equipes da Defesa Civil continuam monitorando a cidade.
Praia Grande, São Vicente e Litoral Sul:
Apesar da chuva intensa, algumas cidades não tiveram grandes problemas. Em São Vicente, o volume de chuva até as 6h da manhã foi de 23,2 mm. O município informou que não houve ocorrências e que a Defesa Civil está monitorando os pontos mais críticos.
Praia Grande registrou 62 mm de chuva nas últimas 24 horas, mas não houve incidentes graves. A água que se acumulou nas ruas escoou rapidamente. No litoral sul, a Defesa Civil do Estado informou que Itanhaém acumulou 39 mm de chuva e Peruíbe registrou 7 mm.
Ainda há possibilidade de chuva moderada, rajadas de vento e raios até o fim do dia, conforme o aviso do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), que enviou alertas para os moradores durante a madrugada.
Leia também
Brasil doa helicópteros à armada do Uruguai
Ex-major dos EUA encontra novo propósito com loja de cookies no litoral de SP
Como falar corretamente e sem inibições é o livro de oratória mais vendido na história do Brasil
Pista de skate do Novo Quebra-Mar avança em Santos; confira
Corpo de homem é descoberto preso na janela de casa de namorada em Eldorado
Presidente da Câmara de Guarujá critica falta de água e cobra providências da Sabesp
COP30: Brasil enfrenta rejeição internacional
Ação policial em Santos resulta na prisão de homem com maconha e cocaína
Higiene em foco: restaurante de Santos terá de pagar mais de R$ 12 Mil após ator achar barata em prato
Dupla de menores de idade é detida em São Vicente por roubo a mão armada