Saúde

Testagem de HIV e sífilis acontecerá em Santos no próximo sábado

O exame para HIV fica pronto em 15 minutos e, para sífilis, em 30

Testagem de HIV e sífilis acontecerá em Santos no próximo sábado - Imagem: reprodução Prefeitura de Santos
Testagem de HIV e sífilis acontecerá em Santos no próximo sábado - Imagem: reprodução Prefeitura de Santos

Manoela Cardozo Publicado em 08/12/2023, às 11h34 - Atualizado às 11h52


O evento 'Fique Sabendo' em Santos, que faz parte da campanha do Dezembro Vermelho, é uma iniciativa importante para promover a conscientização sobre o HIV/Aids.

De acordo com informações da Prefeitura, a testagem rápida em massa para HIV e sífilis é uma maneira eficaz de identificar casos e permitir o encaminhamento adequado para tratamento.

É encorajador observar que, até o momento, nenhum teste para HIV foi reagente, mas é crucial continuar promovendo a importância da testagem e conscientização.

A sífilis, caso diagnosticada, pode ser tratada com penicilina, enquanto o HIV é controlado por meio de medicamentos antirretrovirais fornecidos gratuitamente pelo Ministério da Saúde. A divulgação de resultados de forma reservada e confidencial é fundamental para garantir a privacidade das pessoas testadas.

Além disso, o encaminhamento para o Serviço Especializado de Atendimento em caso de resultado positivo é crucial para garantir que a pessoa receba o tratamento adequado.

A informação sobre a disponibilidade de testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais nas policlínicas do Município e no Centro de Controle de Doenças Infectocontagiosas é valiosa, destacando o compromisso da Secretaria de Saúde de Santos em proporcionar acesso fácil e regular a esses serviços.

A última grande ação de testagem durante a Caravana das Oportunidades é uma ótima oportunidade para alcançar mais pessoas e reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

Compartilhe