SANTOS

Testes operacionais da segunda fase do VLT terão início nesta segunda-feira (9); saiba mais

Trechos afetados serão Conselheiro Nébias e Valongo, no Centro Histórico de Santos.

Etapa de validação operacional da segunda fase do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) - Imagem: Reprodução/EMTU
Etapa de validação operacional da segunda fase do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) - Imagem: Reprodução/EMTU

Alanis Ribeiro Publicado em 03/09/2024, às 08h42


Para dar continuidade aos avanços de mobilidade urbana nesta segunda-feira (9), será realizada a etapa de validação operacional da segunda fase do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), no trecho entre a Conselheiro Nébias e Valongo, no Centro Histórico de Santos.

A manutenção e paralisação da via durará até o dia 15 de setembro, os 8km de extensão terão atividades de preparação e homologação de redes aéreas e de via permanente. Em relação às demonstrações de passagem e circulação dos veículos do VLT, elas começarão no dia 16, das 10h às 15h, mas sem passageiros. 

Durante este período, será iniciada a instalação das sinalizações indicativas para o tráfego de VLTs nas vias. As atividades incluirão a regulagem dos fios de contato, testes de geometria, ajustes e verificações de isolamento do sistema. 

Além disso, serão realizados testes de desempenho e segurança para garantir a eficácia do sistema. No processo de homologação da Via Permanente, as equipes técnicas realizarão a passagem de gabarito dinâmico.

Após esses procedimentos, o projeto deverá obter a Licença de Operação provisória da Cetesb, o que permitirá a realização dos testes definitivos programados para este semestre. 

A operação oficial está prevista para começar no início do primeiro semestre de 2025.

Alterações na via

Durante os testes, o estacionamento será proibido nos trechos onde os VLTs passarão, permitindo apenas carga e descarga. Também ocorrerá o fechamento de cruzamentos viários quando as composições estiverem em circulação.

Essas ações serão coordenadas em parceria com a Prefeitura de Santos e a CET, que disponibilizará agentes de tráfego em pontos estratégicos para sinalizar a circulação.