Apesar disso, há escassez de candidatos qualificados para preencher as 1.440 vagas disponíveis nas 1.296 lojas da região
Alanis Ribeiro Publicado em 08/11/2024, às 10h30
A Associação Paulista de Supermercados (APAS) divulgou na quinta-feira (7), que, entre janeiro e setembro de 2023, os supermercados da Baixada Santista e do Vale do Ribeira registraram um aumento de 6,3% nas vendas, superando a média estadual de 5,6%. Esse crescimento reflete um aumento no consumo das famílias dessas regiões.
Além do aumento nas vendas, o setor supermercadista na Baixada e no Vale ampliou sua força de trabalho com a criação de 1.532 novos empregos neste período, ultrapassando o total de vagas geradas nos dois anos anteriores combinados. No entanto, a APAS destacou um desafio persistente: a escassez de candidatos qualificados para preencher as 1.440 vagas disponíveis nas 1.296 lojas da região.
O economista-chefe da APAS, Felipe Queiroz, atribui o crescimento do consumo ao cenário econômico positivo, com a taxa de desemprego em níveis históricos baixos e o número de empregados em alta. Isso refletiu uma mudança nos hábitos de compra das famílias, que agora preferem produtos de maior valor agregado. O crescimento foi especialmente notável em cidades como Santos, São Vicente, Guarujá e Praia Grande, com Santos registrando R$ 3,58 bilhões em faturamento entre janeiro e agosto.
Queiroz também criticou o impacto da "dolarização" indevida de certos produtos e alertou para um "efeito especulativo" em alguns setores. Para 2024, ele previu um aumento de 3,2% no PIB brasileiro, o que ajudaria a manter o crescimento do setor supermercadista.
Em relação aos preços de produtos típicos das festas de fim de ano, Queiroz minimizou o impacto da valorização do dólar, prevendo um aumento moderado nos preços e um crescimento contínuo do consumo. Ele ressaltou que um dólar forte poderia beneficiar a indústria nacional, tornando seus produtos mais competitivos no mercado internacional.
Por fim, a APAS revelou que os pequenos mercados dominam a região da Baixada Santista e Vale do Ribeira, representando 51,8% das operações de varejo alimentar. Os mercados de micro e médio porte somam 44,2%, enquanto as grandes lojas ocupam apenas 4%. No total, são contabilizados 684 pequenos mercados e diversos outros estabelecimentos de alimentos na região.
Que mistérios guardam as paredes do nº 77 da Rua da Quitanda?
Madrugada de alerta: carreta pega fogo e trava Rodovia Imigrantes em Cubatão
Câmara de Cubatão aprova projeto que aumenta salários de cargos de comissão
Após lançamento do box 'Mulheres Assassinas', Ullisses Campbell dá pistas de novo livro true crime
Polícia recupera 600 litros de diesel roubados de trem e prende dois homens em São Vicente
Santos Café: secretário Thiago Papa destaca importância do festival para o Centro Histórico
Show de Neymar e estreia de Robinho Jr. marcam amistoso do Santos
Madrugada de alerta: carreta pega fogo e trava Rodovia Imigrantes em Cubatão
Que mistérios guardam as paredes do nº 77 da Rua da Quitanda?
Trump e a geopolítica: impactos no Brasil