Guarujá lidera a redução de crimes na Baixada, com números recordes de roubos de veículos e cargas
Sabrina Oliveira Publicado em 27/10/2024, às 10h09
A segurança pública nas cidades da Baixada Santista e do Vale do Ribeira apresentou resultados expressivos entre janeiro e agosto de 2024, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP). Os dados mostram uma queda significativa em diversos crimes, reforçando a eficácia das ações de policiamento e o impacto das operações coordenadas na região.
O destaque ficou para a redução de 24% nos casos de roubo em relação ao mesmo período de 2023. Foram registradas 7,1 mil ocorrências, o menor número já visto nas duas regiões. A SSP-SP atribui o resultado a um trabalho de inteligência e integração entre as forças policiais, além de prisões estratégicas de lideranças criminosas.
Na Baixada Santista, Guarujá despontou com resultados impressionantes. A cidade registrou apenas 29 roubos de veículos e 16 ocorrências de roubo de carga, números que representam uma queda de 78% na comparação com 2023. Em Santos, a redução nos crimes também foi significativa: a cidade atingiu a terceira menor marca de assaltos dos últimos 24 anos, com uma queda de 27,5%.
O levantamento mostra que Praia Grande teve o menor índice de roubo de veículos em 24 anos, com 72 casos, uma redução de 44% em relação ao ano anterior. Já São Vicente registrou apenas nove homicídios no período, o menor número desde 2001. As Delegacias de Defesa da Mulher também apontaram queda nos feminicídios, com três casos investigados, quatro a menos que em 2023.
O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, destacou que a região é uma prioridade na gestão. Segundo ele, o aumento de efetivo policial, investimentos em infraestrutura e tecnologia, e a ampliação das operações ajudaram a desmantelar facções criminosas, contribuindo para a queda dos índices. "Os resultados mostram que estamos no caminho certo, mas o trabalho não para", afirmou.
As ações também impactaram na apreensão de armas e drogas. Ao todo, 778 armas ilegais foram retiradas das ruas, uma alta de quase 30% em relação ao ano passado. Além disso, foram apreendidas 7,4 toneladas de drogas, sendo a maior parte de maconha. A recuperação de veículos roubados ou furtados também apresentou avanço, com 1,6 mil veículos recuperados, uma alta de 18%.
Leia também
Motociclista morre ao ser atingido por ônibus em São Vicente
Idoso que abusava de pata em Peruíbe é descoberto após denúncia em vídeo
O Theatro Municipal de São Paulo completa 114 anos de história e esplendor
Acidente de trabalho: homem de 59 anos morre ao cair de prédio em Guarujá
Quadrilha que já arrecadou meio milhão de reais com golpes teve integrantes presos
Vídeo de carro pegando fogo em avenida intriga moradores no Guarujá
Motociclista morre ao ser atingido por ônibus em São Vicente
Acidente de trabalho: homem de 59 anos morre ao cair de prédio em Guarujá
Após Operação Carbono Oculto, empresa citada se retira de leilão no Porto de Santos
Idoso que abusava de pata em Peruíbe é descoberto após denúncia em vídeo