Entorpecente estava camuflado no forro do teto do veículo; agentes da Receita Federal localizaram a droga durante inspeção

Redação Publicado em 13/03/2026, às 09h46
Uma operação minuciosa de vigilância aduaneira, realizada pela Receita Federal, resultou na apreensão de 214 kg de cocaína no Porto de Santos na tarde desta quinta-feira (12). O entorpecente, que tinha como destino o mercado internacional, estava engenhosamente camuflado no acabamento interno da cabine de um caminhão que operava em um dos terminais portuários. O motorista do veículo foi preso em flagrante, e a ação desferiu mais um golpe na logística das organizações criminosas que utilizam o maior complexo portuário da América Latina para o tráfico de drogas.
A descoberta ocorreu durante um trabalho de rotina de busca e monitoramento. As equipes da Receita Federal selecionaram quatro caminhões que faziam o transporte de contêineres para o interior de um navio do tipo Roll-on/Roll-off, embarcação especializada no carregamento de veículos e cargas sobre rodas. O "olhar" treinado dos agentes, aliado às técnicas de inteligência, levou à inspeção detalhada dos veículos, concentrando as suspeitas em um caminhão específico que apresentava irregularidades no revestimento interno.
Esconderijo no forro e apoio policial
Ao desmontarem parte do acabamento do teto da cabine, os agentes localizaram dezenas de tabletes da droga acondicionados em sacos. Imagens divulgadas pelo órgão mostram o entorpecente preenchendo quase todo o espaço entre a lataria e o forro, uma técnica usada para tentar burlar a fiscalização sem alterar o volume externo da carga transportada. Imediatamente após a confirmação da presença da substância, a área foi isolada e a Polícia Federal foi acionada para conduzir os procedimentos de polícia judiciária.
A operação contou ainda com o suporte estratégico da Guarda Portuária de Santos, que auxiliou na segurança do perímetro e no controle dos trabalhadores do terminal durante a ocorrência. Além do motorista preso, outros funcionários que atuavam na movimentação de cargas no local foram levados para averiguação. O objetivo é identificar se houve facilitação interna ou se outros membros da cadeia logística portuária estão envolvidos na tentativa de embarcar a droga no navio.
Combate ao tráfico internacional
A Receita Federal destaca que este tipo de apreensão é fruto do constante investimento em monitoramento eletrônico e análise de risco. O volume apreendido, mais de 200 kg de cocaína pura, representa um prejuízo milionário para o tráfico, considerando o alto valor da substância no continente europeu, destino frequente das embarcações que partem de Santos. A Polícia Federal agora assume o inquérito para rastrear a origem do entorpecente e identificar os financiadores da carga.
Este episódio reforça a importância da integração entre as forças de segurança (Receita, PF e Guarda Portuária) na proteção das fronteiras nacionais. O material apreendido foi encaminhado para a delegacia da Polícia Federal, onde passará por perícia técnica antes de ser destruído. Enquanto as investigações prosseguem, a segurança no terminal foi reforçada para evitar novas tentativas de infiltração de ilícitos em cargas destinadas à exportação.
Leia também

Temporal provoca alagamentos, quedas de árvores e transbordamento de rio no litoral e Vale do Ribeira

Músico morre em acidente entre moto e caminhão no litoral de São Paulo

Polícia Militar recupera carro envolvido em golpe de estelionato na área central de Itanhaém

Gabigol volta a treinar com bola e pode estar à disposição no clássico contra o Corinthians

O Futuro do Refino e a Inovação no Setor de Combustíveis

Idoso é resgatado após ser arrastado por 8 km no Rio Ribeira de Iguape

Temporal provoca alagamentos, quedas de árvores e transbordamento de rio no litoral e Vale do Ribeira

Carro atola na Praia da Enseada e fica parcialmente submerso em Bertioga

Mulher é presa com 150,6 kg de maconha dentro de carro em Cajati, no Vale do Ribeira

Lancha pega fogo com 18 pessoas a bordo a 200 metros da Praia do Iporanga, em Guarujá