Em funcionamento no bairro Macuco, o local armazenava estruturas metálicas de origem suspeita como grades, rodas e peças de ar-condicionado

Lívia Gennari Publicado em 16/05/2025, às 00h39
Durante nova fase da Operação Reciclagem Segura, a Polícia Civil apreendeu cerca de 10 toneladas de materiais metálicos com suspeita de origem ilícita em um ferro-velho no bairro Macuco, em Santos. A ação foi realizada por equipes do 4º Distrito Policial do município e teve como foco o combate à receptação de objetos furtados.
A investigação começou a partir de denúncias e levantamentos realizados por meio de ações de inteligência da polícia, que apontaram o envolvimento de estabelecimentos comerciais no recebimento e armazenamento de materiais metálicos sem comprovação de origem legal.
Com base nas informações reunidas, os agentes chegaram a um ferro-velho que despertou suspeitas por conta do grande volume de itens em condições precárias e pela ausência de documentação que comprovasse sua procedência.
Durante a vistoria, os policiais civis encontraram uma variedade de objetos metálicos, entre eles peças de alumínio, rodas de bicicleta, grades, janelas, portões, canaletas, coifas e peças de aparelhos de ar-condicionado. Todo o material apreendido somava aproximadamente 10 toneladas.
De acordo com informações da Polícia Civil, muitos dos itens aparentemente foram retirados de imóveis residenciais, comerciais e até industriais da Baixada Santista. A suspeita é de que o ferro-velho funcionava como um ponto de receptação de produtos furtados, alimentando um mercado ilegal que causa prejuízos tanto à população quanto à infraestrutura da cidade.
O proprietário do local, um homem de 46 anos, cuja identidade não foi divulgada, foi detido em flagrante pelo crime de receptação, conforme previsto no artigo 180 do Código Penal. Ele foi conduzido ao sistema penitenciário, onde pemanece à disposição da Justiça.
A Polícia Civil informou que as investigações continuam e que o objetivo é rastrear a cadeia de fornecimento dos materiais apreendidos. A expectativa é identificar os autores dos furtos e esclarecer se há outras pessoas ou estabelecimentos envolvidos no esquema.
A operação faz parte de uma série de ações voltadas à repressão de crimes patrimoniais na região. Segundo os investigadores, o comércio ilegal de metais tem crescido nos últimos anos, impulsionado, em parte, pelo aumento do valor de mercado de certos materiais, como alumínio e cobre.
A população pode colaborar com as investigações realizando denúncias anônimas pelo telefone 181, o Disque-Denúncia.
Leia também

Perseguição após denúncia de sequestro termina com achado de R$ 500 mil em São Vicente

Marinheiro filipino morre após suposta briga dentro de navio no Porto de Santos

Investigação avança após contestação de denúncias contra organização social de saúde

Lula ignorado no G7: ironias e desdém dos líderes

Alerta de tempestades e ventos fortes no litoral paulista é emitido por Inmet e Defesa Civil

Corpo de homem desaparecido há quase uma semana é localizado em rio de Itanhaém

Moradores de São Vicente transformam rua em cenário da Copa com mobilização liderada por barbeiro de atletas da Seleção

Guarujá inicia levantamento nas escolas para identificar riscos relacionados ao trabalho infantil

Ministério Público acusa vereador de São Vicente de participação em suposto esquema de repasse de salários de assessores

Empresa de atendimento domiciliar é condenada por falhas assistenciais após morte de criança em Santos