Desenrola Brasil

Governo prorroga inscrição no "Desenrola Brasil"

Bancos e varejistas têm até terça-feira para aderir ao programa e atualizar dívidas

Desenrola Brasil - Imagem: Divulgação / Governo Federal
Desenrola Brasil - Imagem: Divulgação / Governo Federal

Jessica Anjos Publicado em 10/09/2023, às 15h47


O Ministério da Fazenda prorrogou o prazo para a inscrição de bancos e outros credores interessados em participar do programa "Desenrola Brasil" até a próxima terça-feira (12). Inicialmente, o prazo terminaria no sábado (9). Essa plataforma permite que empresas credoras identifiquem e atualizem suas dívidas a receber.

A lista de credores inclui bancos, varejistas, companhias de água e saneamento, bem como distribuidoras de eletricidade. Após a inscrição, eles têm a oportunidade de identificar e atualizar os valores de suas dívidas. Os credores têm até a próxima terça-feira para concluir o processo de habilitação no programa, que pode ser realizado no Portal Credor.

A fase de inscrição dos credores começou em 28 de agosto e é crucial para que o governo inicie a terceira fase do "Desenrola Brasil," que visa renegociar dívidas de pessoas que ganham até dois salários mínimos ou que estão inscritas no Cadastro Único, com garantia do Tesouro Nacional.

O Ministério da Fazenda tem como expectativa começar a renegociação com o público-alvo em setembro. Todas as fases do programa "Desenrola Brasil" serão encerradas em 31 de dezembro.

Nesta etapa do programa, o grupo de credores foi ampliado para incluir varejistas e empresas de serviços públicos, além dos bancosque já participam da fase 2. As operações na fase 3 serão garantidas com um montante de R$ 8 bilhões do Fundo Garantidor de Operações (FGO).