O evento discutiu alternativas para pessoas com deficiência na cidade
Manoela Cardozo Publicado em 26/09/2023, às 11h03 - Atualizado às 11h41
Na última quinta-feira (21), São Vicente deu início a um evento que se tornará uma tradição na cidade. Trata-se do 1º Fórum Municipal de Acessibilidade, realizado precisamente no Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência.
Conforme divulgação da Prefeitura, o encontro teve lugar no Espaço Multicultural e contou com uma série de palestras abordando questões como a falta de espaços acessíveis para pessoas com deficiência, o preconceito existente e também destacando o protagonismo dessas pessoas.
“No decorrer do ano, as pré-conferências irão tratar sobre o tema, desde a abrangência municipais até o âmbito nacional, no ano que vem. É importante que os PCD’s participem dessas pré-conferências, para que possamos entender todas suas demandas e desenvolver políticas públicas”, explicou.
A primeira palestra foi conduzida por Patricia Liscio, pedagoga e idealizadora da Casa Horus, que discutiu os efeitos do capacitismo (preconceito contra pessoas com deficiência) de maneira transparente para os presentes.
A segunda palestra foi ministrada por Cahue Alonso, doutor e membro da comissão das Pessoas com Deficiência da OAB, que abordou os direitos merecidos pelas pessoas com deficiência.
A terceira palestra foi apresentada por Camila Vieira, estudante de psicanálise e pesquisadora do Transtorno do Espectro Autista, que trouxe informações sobre o sistema de apoio social necessário para famílias que cuidam de pessoas com deficiência.
Além disso, representantes das Secretarias da Educação (Seduc), Desenvolvimento Social (Sedes) e Esportes e Lazer (Sespor) também estiveram presentes no evento.
O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Jackson Nunes, também marcou presença no evento e teve a oportunidade de interagir com o público antes das palestras.
Leia também
Santos abre inscrições gratuitas para Corrida Pantera Negra
Guarujá ganha unidade para atendimento ao Transtorno do Espectro Autista
Novo programa permite parcelar dívida de até R$ 5 mil em 60 vezes; veja regras
Vacina contra o HPV passa a ser aplicada em dose única em Praia Grande
Inscrições para o vestibulinho em Guarujá acabam nesta sexta-feira
Desfalques e expectativas: Santos não terá todos os novos reforços em campo contra o Flamengo
Lula em declínio: diplomatas confirmam perda de relevância
Acidente em Guarujá: gari é atingido por moto enquanto trabalhava e quebra o maxilar
GCM apreende bicicletas de jovens que empinavam na contramão em Guarujá
Cão farejador ajuda a encontrar drogas e munições escondidas em condomínio de Santos