Acessibilidade

1º Fórum Municipal de Acessibilidade acontece em São Vicente

O evento discutiu alternativas para pessoas com deficiência na cidade

1º Fórum Municipal de Acessibilidade acontece em São Vicente - Imagem: reprodução Prefeitura de São Vicente
1º Fórum Municipal de Acessibilidade acontece em São Vicente - Imagem: reprodução Prefeitura de São Vicente

Manoela Cardozo Publicado em 26/09/2023, às 11h03 - Atualizado às 11h41


Na última quinta-feira (21), São Vicente deu início a um evento que se tornará uma tradição na cidade. Trata-se do 1º Fórum Municipal de Acessibilidade, realizado precisamente no Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência.

Conforme divulgação da Prefeitura, o encontro teve lugar no Espaço Multicultural e contou com uma série de palestras abordando questões como a falta de espaços acessíveis para pessoas com deficiência, o preconceito existente e também destacando o protagonismo dessas pessoas.

“No decorrer do ano, as pré-conferências irão tratar sobre o tema, desde a abrangência municipais até o âmbito nacional, no ano que vem. É importante que os PCD’s participem dessas pré-conferências, para que possamos entender todas suas demandas e desenvolver políticas públicas”, explicou.

A primeira palestra foi conduzida por Patricia Liscio, pedagoga e idealizadora da Casa Horus, que discutiu os efeitos do capacitismo (preconceito contra pessoas com deficiência) de maneira transparente para os presentes.

A segunda palestra foi ministrada por Cahue Alonso, doutor e membro da comissão das Pessoas com Deficiência da OAB, que abordou os direitos merecidos pelas pessoas com deficiência.

A terceira palestra foi apresentada por Camila Vieira, estudante de psicanálise e pesquisadora do Transtorno do Espectro Autista, que trouxe informações sobre o sistema de apoio social necessário para famílias que cuidam de pessoas com deficiência.

Além disso, representantes das Secretarias da Educação (Seduc), Desenvolvimento Social (Sedes) e Esportes e Lazer (Sespor) também estiveram presentes no evento.

O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Jackson Nunes, também marcou presença no evento e teve a oportunidade de interagir com o público antes das palestras.