Ministério de Portos planeja leilões para aumentar a capacidade e eficiência do Porto de Santos, visando atender à demanda crescente
Gabriel Nubile Publicado em 07/08/2025, às 10h04
A ameaça de novas tarifas de importação feita por Donald Trump fez as empresas de exportação acelerarem o envio de mercadorias. O resultado dessa corrida foi um recorde para o Porto de Santos, que movimentou 17 milhões de toneladas de carga em um único mês de julho.
O presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, confirmou que os dados indicam um grande aumento nos embarques e destacou que, mesmo com crises externas e o mau tempo, o porto demonstrou sua "resiliência e eficiência". O Ministério de Portos e Aeroportos também afirmou que o porto conseguiu manter as operações sem problemas de logística.
Os números do recorde
Um levantamento inicial da APS mostrou que a movimentação de granéis sólidos, como grãos, aumentou 10%, chegando a 900 mil toneladas. A movimentação de contêineres cresceu 4%, com 200 mil toneladas, e as cargas soltas tiveram alta de 9%, com 85 mil toneladas. A expectativa é que o resultado para os granéis líquidos também seja positivo.
O Ministério de Portos e Aeroportos explicou que a ameaça de tarifas fez com que as empresas adiantassem seus envios, criando um grande fluxo de navios em direção à Europa e aos Estados Unidos. As principais cargas foram de produtos agrícolas e industriais.
Planos para o futuro
Embora a consolidação de todos os dados ainda esteja em andamento, o monitoramento operacional já garante o novo recorde. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, disse que esse aumento no volume de cargas demonstra que a infraestrutura dos portos brasileiros pode suportar crescimentos futuros.
Ele também mencionou que o ministério está trabalhando para aumentar a capacidade e eficiência do porto com leilões já planejados para este ano, como o do canal de acesso e o do terminal de contêineres Tecon Santos 10
Leia também
Brasil doa helicópteros à armada do Uruguai
Ex-major dos EUA encontra novo propósito com loja de cookies no litoral de SP
Como falar corretamente e sem inibições é o livro de oratória mais vendido na história do Brasil
Pista de skate do Novo Quebra-Mar avança em Santos; confira
Corpo de homem é descoberto preso na janela de casa de namorada em Eldorado
Presidente da Câmara de Guarujá critica falta de água e cobra providências da Sabesp
COP30: Brasil enfrenta rejeição internacional
Ação policial em Santos resulta na prisão de homem com maconha e cocaína
Higiene em foco: restaurante de Santos terá de pagar mais de R$ 12 Mil após ator achar barata em prato
Dupla de menores de idade é detida em São Vicente por roubo a mão armada