Um balão caiu próximo a um navio no Porto de Santos, sem causar danos, mas levantou preocupações sobre a segurança na área
Redação Publicado em 04/08/2025, às 10h34
Um susto marcou a manhã de domingo (03) no Porto de Santos quando um balão caiu bem na frente de um navio no canal de navegação. Embora tenha afundado e não causado danos, o incidente reacendeu o alerta para o perigo que esses artefatos representam. A Autoridade do Porto de Santos confirmou que, no total, quatro balões foram vistos sobrevoando a região, mas apenas um caiu dentro da área portuária.
Uma pessoa que testemunhou o ocorrido contou ao g1, que o balão desceu por volta das 8h. O objeto perdeu altitude e, levado pelo vento, se moveu em direção ao canal. "Parecia que ia cair em cima do navio, mas acabou caindo antes", relatou.
O perigo oculto dos balões no porto
Para Carlos Alberto de Souza Filho, diretor da Praticagem de São Paulo, o risco de um balão cair no porto é real e pode ter consequências sérias. Ele explica que, dependendo do que o balão atinge, o resultado pode ser catastrófico. "Se cair em cima de um navio, também pode gerar um incêndio a bordo. E um incêndio a bordo é um acidente muito grave", alertou.
A gravidade do problema aumenta ainda mais se o navio for um tanque ou químico, que transporta produtos altamente inflamáveis. O perigo é grande, já que nem sempre se sabe em qual contêiner está a carga perigosa. Se um balão quente cai e o aquecimento se espalha, as consequências podem ser desastrosas. O diretor ainda destacou que o combate ao fogo em uma pilha de contêineres é complicado e exige a ajuda de rebocadores com jatos d'água potentes.
Souza Filho também ressaltou ao g1 que, há outros perigos mais comuns na região. "O lixo que existe sempre no nosso canal é muito mais perigoso que isso. A gente já viu geladeira, colchão, móvel boiando por aí", comentou.
A soltura de balões, além de ser um risco, é considerada um crime ambiental pela Lei 9.605/98. As punições podem incluir de um a três anos de prisão, multa de até R$ 10 mil, ou as duas penalidades ao mesmo tempo.
Leia também
Moradores de Santos resgatam idoso que caiu em canal durante forte temporal
Procurado da Justiça é preso em Cubatão após ostentar armas nas redes sociais
Sobrevivente de incêndio em Guarujá, criança de dois anos sai da UTI
Cresce número de veículos blindados no Brasil
Temporal causa transtornos em cidades da Baixada Santista