Entrevista com o prefeito revela ações para resolver alagamentos em Catiapoã, São Vicente, após anos de problemas

Gabriel Nubile Publicado em 11/08/2025, às 13h09
O problema de alagamentos que afeta os moradores do bairro Catiapoã, em São Vicente, há anos, foi tema de entrevista com o prefeito da cidade, Kayo Amado (Podemos), que comentou sobre as ações e planos do município para solucionar a questão.
A Prefeitura de São Vicente informou que já investiu com recursos do Estado, na reestruturação do canal da Avenida Eduardo Souto (Náutica), visando aumentar a capacidade de escoamento de água. O prefeito Kayo Amado, explanou sobre este tema em entrevista exclusiva na rádio CBN Santos.
“Primeiro, é difícil falar, só fizeram 'cagada' lá, desde décadas passadas, mexendo nesse canal, vários convênios antigos de obras mal feitas, e obviamente o povo paga a conta dessa má gestão, nós estamos buscando fazer um trabalho organizado em relação as enchestes na cidade, porem não existe milagre nessa historia.”
“Existem várias bacias na cidade e estamos no mesmo nível do mar, então quando a maré sobe, essa água ocupa parte do território da cidade e quanto mais a gente tem áreas ocupadas em suas margens e mais invasões em seus mangues, menos áreas disponíveis para essa água que sobe existem, por isso ela vai tomando conta da cidade desorganizadamente. Desde que entramos na prefeitura nos criamos um plano de macro e micro drenagem, hoje nos temos esse plano, que custa 1 bilhão de reais, para resolver todos os problemas de enchente na nossa cidade.”
“Nessa última chuva a comporta não abriu e fechou como deveria, além disso, havia outro problema, tava lotada de lixo, se as pessoas seguem descartando lixo no canal o lixo vai ficar preso na comporta, elemento esse feito para segurar a água da maré quando ela sobe, o canal vai virar um reservatório da água da chuva. Essas comportas vieram para travarmos a água da maré, infelizmente hoje pelas ocupações irregulares nas áreas de mangue e pelo lixo, que é jogado, entope tudo. Estamos pegando o jeito do funcionamento das comportas para amenizar os problemas, porém se toda hora estiver tudo entupido de lixo ou com uma casa nova tanto no canal quanto no mangue, nós vamos perder essa guerra para nós mesmo. Isso é um trabalho constante, ainda falta muito investimento, porem hoje já seguimos essa ordem para dar uma solução clara para as pessoas.”
O município informou que as obras de revestimento do canal, e a instalação de oito comportas em diversos pontos da cidade, trouxeram um impacto significativo para os moradores. A Prefeitura conseguiu os recursos para novas intervenções, incluindo a instalação de mais 16 comportas e estações elevatórias, com um investimento total de cerca de R$ 1 bilhão. Em relação à saúde pública, a Secretaria da Saúde (Sesau) informou que não houve registro de casos de leptospirose em 2023, 2024 e nem em 2025.
Acompanhe a entrevista na íntegra:
Leia também

Bove defende escolher "corrupto, mas cristão" e provoca debate sobre moral na política; parlamentar enfrenta acusação de violência doméstica

Praia Grande avança no Minha Casa, Minha Vida e garante construção de 140 moradias populares

Motociclista de 58 anos morre em colisão com carro após acidente em cruzamento de Santos

Com 15 ecopontos, Praia Grande avança na logística reversa e retira toneladas de vidro das ruas

Campanha do Agasalho Animal arrecada cobertores e roupinhas para pets em São Vicente

Polícia investiga morte de mulher encontrada em caixa d'água desativada em Registro

Motociclista de 58 anos morre em colisão com carro após acidente em cruzamento de Santos

Água azul fluorescente em canal de Santos intriga moradores e mobiliza fiscalização

Praia Grande avança no Minha Casa, Minha Vida e garante construção de 140 moradias populares

Uso de cerol faz disparar interrupções de energia no litoral de SP