Com 1.200 componentes e 14 alas, a Bandeirantes do Saboó traz um samba-enredo que celebra a cultura local

Alanis Ribeiro Publicado em 15/02/2025, às 15h01
A Escola de Samba Bandeirantes do Saboó, após uma década fora da elite carnavalesca, terá a honra de abrir os desfiles na Passarela Dráuzio da Cruz, que acontecerão nos dias 21 e 22 de fevereiro. Neste retorno, a agremiação homenageará o Pão de Cará, recentemente reconhecido como patrimônio imaterial da cidade.
Durante os dois dias de festa, um total de 15 escolas se apresentarão, sendo sete do Grupo de Acesso e oito do Grupo Especial.
Sobre a Escola
Carinhosamente conhecida como "Band", a Escola Acadêmicos Bandeirantes do Saboó foi fundada em 1º de maio de 1996, no bairro Saboó. Após anos no Grupo de Acesso, onde permaneceu entre 2015 e 2024, a escola conquistou, em 2024, uma vaga no Grupo Especial com uma pontuação de 268,5 pontos. O enredo deste ano será intitulado "Cará, o Rei do Meu Carnaval".
Detalhes da Agremiação
• Nome: Grêmio Recreativo Cultural e Escola de Samba Acadêmicos Bandeirantes do Saboó
• Fundação: 1º de maio de 1996
• Bairro: Saboó
• Melhor colocação: 4º lugar no Grupo Especial (2006) e campeã do Grupo de Acesso (2024)
• Componentes: Aproximadamente 1.200
• Alas: 14
• Alegorias: 3
Samba-Enredo
A "Band" é o sabor do Pão de Cará
É patrimônio imaterial
Fazendo a festa do meu Carnaval
Iguaria que retrata a natureza
Num mar de fantasias revelou
Santista de fato e de direito
Que me faz bater no peito
Por tudo que se conquistou
E da superação, um simples plebeu virou um rei
Adocicando a nobre rainha
Conquistando corações
A receita até hoje é um mistério
Atravessando gerações, vem provar
Quero ver quem vai querer
Se não for do meio, nem quero saber
Tem gosto de infância, eterna paixão... Tá na boca do povão
Em cada esquina a magia acontece, o aroma tá no ar
Fantástica fábrica que inspira
O lema é servir no dia a dia
Mexe, remexe e sacode a massa
Não há pirata que resista à tradição
E nas padocas o meu samba tem lugar
Hoje vai ser ruim tu me segurar
Essa história na folia não tem fim
O nosso bonde vem cantando assim
Compositores
Edirley Fernandes, Sandro Simões, Ademarzinho do Cavaco, Michel Mitch e Toninho 44.
Intérprete: Primo do Pandeiro
Leia também

Investigação avança após contestação de denúncias contra organização social de saúde

O “bateu, levou” de Lula contra Trump ajuda ou atrapalha o Brasil?

Arraiá dos Ingleses & Caiçara abre temporada junina em Santos com shows, copa do mundo e programação em três finais de semana

Operação contra estelionato eletrônico prende dois em flagrante e procura terceiro suspeito na Baixada

Após passar por audiência de custódia, Robinho é encaminhado para o presídio de Tremembé

Corpo de homem desaparecido há quase uma semana é localizado em rio de Itanhaém

Moradores de São Vicente transformam rua em cenário da Copa com mobilização liderada por barbeiro de atletas da Seleção

Guarujá inicia levantamento nas escolas para identificar riscos relacionados ao trabalho infantil

Ministério Público acusa vereador de São Vicente de participação em suposto esquema de repasse de salários de assessores

Empresa de atendimento domiciliar é condenada por falhas assistenciais após morte de criança em Santos