Cerca de duas horas de áudio foram transcritos pelo Cenipa mostra que o avião perdeu a altitude repentinamente
Alanis Ribeiro Publicado em 15/08/2024, às 11h11
O gravador de voz da cabine do avião que caiu em Vinhedo (SP) na última sexta-feira (9), e deixou 62 mortos, registrou conversas do copiloto sobre a necessidade de "dar potência" à aeronave pouco antes do acidente. As informações foram obtidas com exclusividade pelo Jornal Nacional, da TV Globo.
Além dos últimos relatos sobre a manobra para manter a altitude, a caixa preta também conseguiu captar os gritos e pedidos de socorro de quem estava nele. Entre as vítimas, quatro eram tripulantes e os demais eram passageiros da Voepass, antiga Passaredo, empresa responsável pela linha área.
Cerca de duas horas de áudio foram transcritos pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa) mostra que o ATR 72-500, modelo do avião, perdeu a altitude repentinamente. Não é possível identificar pelo áudio a causa exata da queda.
A gravação da cabine do revela que, ao notar a perda de sustentação, o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva sugeriu aumentar a potência para estabilizar a aeronave. A tentativa falhou e, cerca de um minuto depois, o avião caiu. O áudio termina com gritos e o som do impacto. O grande ruído das hélices dificultou a clareza dos diálogos, e a análise inicial não detectou alarmes de falhas.
A hipótese de formação de gelo nas asas ainda não foi confirmada. O relatório preliminar, previsto para em 30 dias, deve esclarecer o acidente.Engenheiros da ATR e da Pratt & Whitney, além de representantes da BEA e da TSB, estão auxiliando na investigação.
A Força Aérea Brasileira informou que os dados do gravador de voo não foram acessados pela imprensa e reafirma seu compromisso com a transparência e o respeito pelas vítimas.
Caso Igor Peretto: Ministério Público recorre da decisão que soltou viúva de comerciante assassinado em Praia Grande
Polícia prende provável 'tesoureira' do PCC que comandava as finanças do tráfico em Santos
PAT de São Vicente esta com mais de 400 vagas abertas; confira
Um grito que ainda nos aterroriza
Polícia faz 'limpa' em Guarujá e Santos contra a venda de bebidas falsificadas
Obras na Ponte Pênsil alteram trânsito em São Vicente durante a semana; confira
Guarujá planeja implantar faixas exclusivas para motos a partir de 2026
Caso Igor Peretto: Ministério Público recorre da decisão que soltou viúva de comerciante assassinado em Praia Grande
Justiça nega prisão domiciliar a empresário preso por lavagem de dinheiro em Santos
Carrefour é condenado a pagar R$ 50 mil por servir comida com larvas a funcionária de Guarujá