A proposta visa proteger crianças e adolescentes da sexualização na internet, após alerta de youtuber e prisão de influenciador
Gabriel Nubile Publicado em 27/08/2025, às 10h01
Um vídeo de um famoso youtuber, que alertou sobre a sexualização de crianças na internet, inspirou a criação de um projeto de lei aprovado em primeira votação na Câmara de São Vicente. A proposta, chamada de "Lei Felca", quer combater a exposição de crianças e adolescentes a conteúdos impróprios e proteger os jovens do município. O assunto ganhou ainda mais força com a recente prisão do influenciador Hytalo Santos, investigado por explorar menores de idade.
O projeto de lei, feito pelo vereador Edivaldo da Auto Escola (MDB), recebeu aprovação unânime dos 10 vereadores presentes na votação. Se virar lei de verdade, o texto vai estabelecer uma série de ações de prevenção e conscientização para combater a pedofilia e a sexualização infantil. Segundo o vereador, a exposição a "conteúdos com apelo sexual" pode prejudicar o desenvolvimento emocional dos jovens, atrapalhar o desempenho escolar e aumentar o risco de serem vítimas de abusadores, além de fazer mal à saúde mental.
Medidas previstas no projeto
A proposta de lei traz várias medidas práticas para proteger as crianças. Entre as principais estão:
A execução da lei, se for aprovada, será paga com o dinheiro já previsto no orçamento da cidade, com a possibilidade de receber um reforço se necessário. O texto agora precisa passar por uma segunda votação, que está marcada para a próxima quinta-feira (28), antes de ser enviado para a sanção do prefeito Kayo Amado.
Leia também
Homem descontrolado destrói carro a murros em Santos
Filhote de urubu abandonado é resgatado por Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS)
DER anuncia instalação de 47 novos radares em Rodovias do litoral de SP
Morgan Freeman virá ao Brasil em novembro para participar de festival; confira
Pais de Thiago Brennand não deixam de visitar filho na prisão; saiba mais sobre relação da família
Assembleia Legislativa aprova homenagem póstuma a Marcelo Sartori
Morre Babbo Américo, símbolo da culinária italiana em Santos, aos 89 anos
Cadáver é encontrado em sacos plásticos e polícia investiga homicídio em Itanhaém
Com rastreadores, lobo e elefante-marinho são devolvidos ao habitat natural
Drones em operações policiais: proposta polêmica no Rio