Inauguração contou com a presença de mestres, alunos, além de autoridades e simpatizantes da capoeira
Karina Faleiros Publicado em 03/02/2025, às 12h04
A “Roda de Capoeira”, foi inaugurada no Novo Quebra-Mar, em Santos, neste sábado (1º), e contou com apresentações reunindo mestres, alunos, além de autoridades e simpatizantes da capoeira.
O novo espaço, localizado no Parque Roberto Mário Santini, na orla da Praia do José Menino, se tornou um dia marcante para os praticantes do esporte afro-brasileiro que mistura arte marcial, dança e música.
O prefeito Rogério Santos esteve presente juntamente com o secretário de esportes, Rogério Sampaio, que ressaltou a mistura de atividade física, gingado e cultura que a capoeira agrega.
"Temos um grande número de praticantes em Santos e agora a capoeira está no lugar certo, neste espaço que se tornou referência para a prática esportiva, com surfe, skate, ciclismo e tantas outras modalidades”.
A capoeira em Santos é reconhecida como patrimônio cultural imaterial por meio da lei nº 4.102/22, que estabelece diretrizes e incentiva sua prática em locais públicos. O documento destaca a referência à continuidade histórica e sua relevância para a memória, identidade e formação da sociedade santista, de acordo com a prefeitura.
Leia também
Morte na Operação Verão: MP-SP pede aumento de indenização para família de vítima em Santos
Adolescente é detido após assalto com pai em Mongaguá; pai morre horas depois
Mobilidade em Guarujá: patinetes elétricos já podem ser alugados para andar pela cidade
Aproximadamente 30 kg de entorpecente são apreendidos em carro antigo no Porto de Santos
Guarujá: polícia desarticula desmanche e prende homem acusado de receptação de veículos