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Carteira de identificação da pessoa com TEA atinge mais de 5 mil emissões na Baixada Santista

A expedição gratuita da Carteira de Identificação é uma das medidas para promover inclusão e acessibilidade

O Setembro Verde destaca a importância dessa iniciativa - Imagem: Freepik
O Setembro Verde destaca a importância dessa iniciativa - Imagem: Freepik

Karina Faleiros Publicado em 10/09/2024, às 12h41


Dentre os nove municípios que integram a Baixada Santista, o Governo do Estado de São Paulo ultrapassou a marca de 5 mil emissões da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA).

Ao total, já são 70 mil emissões, marca alcançada no mês de conscientização e inclusão das pessoas com deficiência. Em parceria entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcd) e a Prodesp, através da Secretaria de Estado de Gestão e Governo Digial (SGGD), a emissão da CipTEA é uma das ações previstas do Plano Estadual Integrado, lançado em abril de 2023 pelo Governo de São Paulo.

A iniciativa visa ampliar os serviços de atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A expedição gratuita da Carteira de Identificação é uma das medidas para promover a inclusão e acessibilidade.

O Setembro Verde, movimento dedicado à conscientização sobre os direitos das pessoas com deficiência, destaca a importância dessa iniciativa.

Como solicitar a CipTEA?

Para emitir a CipTEA e o selo de identificação veicular, pode ser realizada de forma digital, através do ciptea.sp.gov.br, ou presencialmente em uma das 242 unidades do Poupatempo espalhadas pelo estado. Para solicitar o documento, é necessário apresentar o laudo médico que comprove o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista e os documentos pessoais do responsável e do beneficiário.