Polícia

Droga vinda da Espanha é encontrada em contêiner no Porto de Santos

Durante uma vistoria de rotina, cães farejadores indicaram a presença de cocaína em um contêiner vazio no porto

A Receita Federal, com cães farejadores, apreendeu 62 kg de cocaína escondidos em um contêiner que chegou de Barcelona - Foto: Divulgação/ Polícia Federal
A Receita Federal, com cães farejadores, apreendeu 62 kg de cocaína escondidos em um contêiner que chegou de Barcelona - Foto: Divulgação/ Polícia Federal

Gabriel Nubile Publicado em 21/08/2025, às 11h15


Com a ajuda de cães farejadores, a Receita Federal apreendeu mais aproximadamente 60 kg de cocaína no Porto de Santos. A droga foi encontrada num contêiner refrigerado que chegou de Barcelona, na Espanha.

A ação aconteceu durante uma vistoria de rotina, realizada na última terça-feira (19). Mesmo com o contêiner vazio, os cães indicaram aos agentes a presença de algo suspeito. Ao verificar a estrutura, as equipes da alfândega encontraram vários tijolos de uma substância que parecia ser cocaína, escondidos nas paredes do compartimento. Após um teste, foi confirmado que se tratava da droga.

O trabalho dos cães farejadores

A operação inteira só foi possível por causa desses animais, treinados para encontrar drogas. Eles não têm nenhum contato com a droga em si, e pensam que o trabalho é uma brincadeira, como explicou a analista tributária Graziela Pimentel. Durante o treinamento, eles aprendem que ao sentir o cheiro da droga, ganham um brinquedo, como uma bolinha.

Cada animal tem um condutor, que também é um profissional da alfândega. A equipe em Santos conta com três cães treinados, mas pode receber ajuda de outros lugares, se precisar.

Os cães se aposentam aos 8 anos, e seus condutores podem adotá-los. Se isso não acontecer, eles voltam para o centro de treinamento e podem ser adotados por outras pessoas. Após a apreensão, a Polícia Federal foi acionada para seguir com as investigações.