Economia

Economia do Brasil registra alta de 0,8% em setembro, indica Banco Central

IBC-Br aponta alta consistente e acumulado positivo nos últimos 12 meses

Economia do Brasil registra alta de 0,8% em setembro, indica Banco Central - Imagem: Reprodução/ Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Economia do Brasil registra alta de 0,8% em setembro, indica Banco Central - Imagem: Reprodução/ Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Maria Clara Campanini Publicado em 14/11/2024, às 13h57


Em setembro, a economia brasileira registrou um incremento de 0,8% em relação ao mês anterior, conforme dados do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) divulgados hoje. Este índice é amplamente considerado como uma antecipação do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB).

Este avanço sucede o aumento observado em agosto, quando o IBC-Br indicou um crescimento de 0,2% ao transitar de julho para agosto. Os números apresentados são ajustados sazonalmente, eliminando variações típicas de determinadas épocas do ano.

Comparado ao mesmo período do ano passado, o IBC-Br revelou um crescimento de 5,1% em setembro. Além disso, a atividade econômica brasileira cresceu 1,1% no terceiro trimestre deste ano, e em comparação com o mesmo período de 2023, observou-se um acréscimo de 4,7%.

No acumulado dos últimos 12 meses, o índice apresentou um avanço de 3%, enquanto no decorrer deste ano já houve uma elevação acumulada de 3,3%.

O IBC-Br serve como um indicativo preliminar do PIB oficial, que é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este índice fornece uma análise mensal da atividade econômica e pode sinalizar pressões inflacionárias futuras.

O IBGE tem programada a divulgação dos dados oficiais do PIB referente ao terceiro trimestre para o dia 3 de dezembro. No segundo trimestre deste ano, que abrangeu os meses de abril a junho, a economia brasileira demonstrou uma expansão de 1,4% em comparação com os três primeiros meses do ano.