A espécie de crustáceo Lepas foi encontrado por empresária em Praia Grande

Maria Clara Campanini Publicado em 26/09/2024, às 16h34
Uma empresária se deparou com uma cena incomum enquanto caminhava pela Praia da Aviação, em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Centenas de lepas (Lepas anserifera), crustáceos pertencentes à mesma família das cracas, estavam fixadas em um pedaço de madeira à beira-mar. Este achado é notável, dado que essa espécie não é comum na Baixada Santista, conforme esclareceu um biólogo consultado pelo g1.
Sheyla Carrenho, responsável pelas imagens que capturaram o fenômeno, estava na praia por volta das 9h da manhã da última terça-feira (24) quando observou os crustáceos perto da água. "Eu já havia visto lepas antes, mas nunca em tal quantidade. Eram muitas", relatou Sheyla. Após registrar o encontro em vídeo, ela tentou devolver o tronco ao mar, mas a força das ondas trouxe-o de volta à praia.
Características das Lepas
Alex Ribeiro, biólogo marinho, explicou que as lepas são crustáceos filtradores que vivem em objetos flutuantes como troncos e pedaços de madeira. A maré pode transportar esses objetos até a costa. "Esses animais se fixam em elementos flutuantes e são levados pela maré. Por isso, geralmente os encontramos quando algo flutuante é trazido do mar para a praia", afirmou Ribeiro.
Anatomia e Alimentação
As lepas possuem um corpo mole denominado pedúnculo, que se fixa ao substrato. A parte visível nas imagens consiste em duas metades de uma concha esbranquiçada. "Elas estendem uma estrutura semelhante a um guarda-chuva, chamada círrus, para capturar minúsculas partículas de alimento suspensas na água", detalhou o biólogo.
Considerações sobre o Consumo
Embora as lepas sejam filtradores eficazes, acumulando metais pesados e substâncias potencialmente nocivas presentes na água, o consumo dessa espécie não é recomendado. Alex Ribeiro enfatizou a raridade dessas criaturas na Baixada Santista e sugeriu que elas podem ter sido transportadas de locais distantes ou até mesmo de outros oceanos.
O encontro com essas lepas na Praia da Aviação ressalta a diversidade e a imprevisibilidade do ecossistema marinho local, convidando a população a observar e respeitar as peculiaridades da vida marítima.
Leia também

Concurso da Prefeitura de Santos tem salários de até R$ 10 mil; saiba vagas

Isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil; confira número de brasileiros em vantagem

Santos planta 1.283 árvores em homenagem aos gols de Pelé

Guarujá distribui 36 mil kits escolares para estudantes e professores

Festa Italiana de Santos acontece neste final de semana; saiba a programação

Líder de esquema de furto e adulteração de cargas do Porto de Santos é preso no Gonzaga

Membro do PCC é condenado a 28 anos por torturar e matar PM após ser reconhecido em baile funk em Bertioga

Mini-desfile reúne escolas de samba e antecipa clima do Carnaval em Santos neste domingo

STF manda soltar empresário acusado de causar acidente com três mortes em São Vicente

Falha em subestação causa queda de energia em Cubatão, Santos e São Vicente na madrugada