Praias

Veja as praias improprias para banho no litoral de São Paulo

A Cetesb divulgou a lista de praias impróprias do litoral de SP

Confira as praias improprias para banho no litoral de São Paulo - Imagem: Reprodução/ g1
Confira as praias improprias para banho no litoral de São Paulo - Imagem: Reprodução/ g1

Maria Clara Campanini Publicado em 26/09/2024, às 16h09


Com a chegada do final de semana, muitos paulistas planejam aproveitar as praias do estado. Contudo, é crucial estar atento à qualidade das águas antes de se aventurar no mar. Segundo o mais recente Mapa de Qualidade das Praias da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), das 175 praias ao longo do litoral paulista, 39 foram classificadas como "impróprias" para banho.

Situação no Litoral Sul

No litoral sul, uma extensa faixa que vai da praia do Embaré, em Santos, até a praia dos Campos Elíseos, em Mongaguá, apresenta condições desfavoráveis para os banhistas, com quase todas as praias recebendo bandeira vermelha. Exceção ocorre a partir de Itanhaém, onde apenas a praia do Centro foi considerada inadequada. As praias de Itararé e da Ilha Porchat, ambas em Santos, foram classificadas como seguras para banho e receberam bandeira verde.

Situação no Litoral Norte

Já no litoral norte, algumas praias também enfrentam problemas com a qualidade da água. Em Ubatuba, a praia de Itaguá está imprópria para banho. Em Caraguatatuba, as praias de Tabatinga e Prainha apresentam a mesma condição. Na Ilhabela, as praias Viana e Perequê estão na lista de áreas não recomendadas para os banhistas. Em São Sebastião, as praias da Enseada e Avenida Santa Maria também foram consideradas inadequadas. As demais praias da região receberam sinal verde e são consideradas seguras para banho.

Dados e Metodologia

Os dados mencionados referem-se às medições realizadas pela Cetesb nos meses de agosto e setembro. A próxima avaliação está programada para o dia 3 de outubro. A classificação das praias baseia-se na densidade de bactérias fecais encontradas nas análises feitas ao longo de cinco semanas consecutivas. Para isso, a Cetesb utiliza três indicadores microbiológicos: coliformes termotolerantes (anteriormente conhecidos como coliformes fecais), Escherichia coli (E. coli) e enterococos.

Para obter informações detalhadas sobre a situação específica de cada praia no litoral paulista, acesse o site da Cetesb.