Queimadas

Estação das flores começa com alerta para incêndio em São Paulo

Com temperaturas chegado a 39º C e a umidade do ar a 20% Defesa Civil faz alerta para incêndio

Estação das flores começa com alerta para incêndio em São Paulo - Imagem: Reprodução/ Agência SP
Estação das flores começa com alerta para incêndio em São Paulo - Imagem: Reprodução/ Agência SP

Maria Clara Campanini Publicado em 23/09/2024, às 15h21


A partir do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) a Defesa Civil do Estado, alertou para o risco de incêndio entre segunda (23) e quinta-feira (26) em todo Estado de São Paulo.

O Mapa de Risco de Incêndio, é uma importante ferramenta para a Defesa Civil no monitoramento de queimadas em vegetação no período de estiagem, indicando grau máximo de risco em quase todas as faixas do estado.

Neste começo de primavera, o Estado de São Paulo volta a ser dominado pelo clima quente e seco. Não há previsão de chuvas, e a atenção volta para a elevação de temperaturas, que trarão calor e clima seco ao Estado.

Com o clima seco, a Umidade Relativa do Ar (URA) terá índices baixos no período da tarde, exceto no litoral de SP. Por conta disso, o risco de queimadas é alto e requer atenção nas áreas de vegetação.

Previsão para os próximos dias

Na região metropolitana as temperaturas podem chegar a 34ºC, no período mais quente do dia. Com a umidade ficando abaixo dos 25%.

No interior as temperaturas podem ficar perto dos 40º C com umidade abaixo dos 20%. As cidades de Sorocaba e Campinas devem ter máxima de 36ºC e URA abaixo dos 25%. A região de Itapeva terá máxima de 32ºC e umidade abaixo dos 40%.

Recomendações

Com o alto riscos de incêndios, é recomendado hidratação constante e proteção ao sol. Deve ser evitado exercícios físicos ao ar livre em horários mais críticos do dia. O uso de soro nos olhos e narizes também é recomendado.

Em colaboração com as Defesas Civis Municipais com a Estadual, várias medidas estão sendo implementadas, como vistoria em áreas vulneráveis, construção de aceiros e reforço nas campanhas de conscientização.

Combate aos incêndios

Estão mobilizados para o enfrentamento cerca de 15 mil agentes e 20 aeronaves para o combate as queimadas do Estado de SP. Em emergências, a população deve acionar a Defesa Civil pelo 199, Polícia Militar pelo 190 e Corpo de Bombeiros 193.