As chamas se espalharam em casas de alvenaria, mas a estrutura diferente impediu que o incêndio se alastrasse como no dia anterior

Gabriel Nubile Publicado em 03/08/2025, às 13h05
A comunidade Caminho São Sebastião, em Santos, sofreu com mais um incêndio, desta vez atingindo duas casas de alvenaria. O fogo começou por volta do meio-dia deste sábado (02), um dia após uma grande tragédia no mesmo local, onde mais de 100 moradias foram destruídas e uma idosa morreu. Felizmente, neste novo incidente, ninguém ficou ferido.
As chamas se espalharam nas duas casas de alvenaria, que ficam dentro do complexo do Dique da Vila Gilda, conhecido por ser a maior favela de palafitas do Brasil. A diferença no material das construções foi essencial para evitar que o fogo se alastrasse com a rapidez vista na sexta-feira, quando a maioria das casas era de madeira.
Ação rápida e esforço coletivo
O Corpo de Bombeiros foi chamado e conseguiu controlar o fogo, contando com a ajuda de moradores que se mobilizaram para conter as chamas. O apoio da população foi fundamental para que a situação não se tornasse mais grave. Além dos bombeiros, policiais e a Defesa Civil também estiveram presentes para ajudar na ocorrência.
Após o fogo ser apagado, as equipes iniciaram o que é chamado de rescaldo: um trabalho de resfriamento das estruturas para ter certeza de que o incêndio não vai recomeçar. A comunidade agora vive com o medo de novos incidentes, enquanto ainda se recupera do trauma da sexta-feira, quando a perda de tantas casas e a morte da idosa deixaram um rastro de tristeza e incerteza. A prefeitura e outros órgãos de segurança prestam auxílio no local, monitorando a situação de perto.
Leia também

Vítima de atropelamento em Santos é lançada dentro de canal no Boqueirão

Policiais mortos no Rio recebem Medalha Tiradentes

Santos empata, mas segue ameaçado pelo rebaixamento no Campeonato Brasileiro

Servidores de Pirassununga denunciam falta de transparência em troca de plano de saúde

Mulher mata companheiro a facadas e alega legítima defesa em Registro

Família perde tudo em incêndio no Canto do Forte em Praia Grande

Câmera flagra carro desgovernado invadindo clínica na Ana Costa

Mulher mata companheiro a facadas e alega legítima defesa em Registro

Policiais mortos no Rio recebem Medalha Tiradentes

Ancelotti anuncia nesta segunda a convocação para os últimos jogos da Seleção no ano