O resgate duplo foi realizado pela cabo da Polícia Militar e guarda-vidas do Grupamento de Bombeiros Marítimo
Karina Faleiros Publicado em 18/09/2024, às 11h19
Mãe e filha quase sofrem tragédia em Bertioga, no litoral de São Paulo, após serem surpreendidas por uma corrente de retorno no mar e entrarem em processo de afogamento.
O resgate duplo foi realizado pela cabo da Polícia Militar e guarda-vidas do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) Tamara Rossatti, próximo ao Sesc Bertioga.
Rossatti relata que trabalhava no setor ao lado do local onde ocorreu o incidente, e em dado momento, avistou três mulheres na água, na altura do Sesc Bertioga. Ao notar que as banhistas faziam movimentos fora do comum, aproximou-se para verificar e encontrou a adolescente Ana Beatriz, de 12 anos, saindo da água desesérada, pois sua mãe e a avó estvam em processo de afogamento.
Ao entrar na água, a guarda-vidas gritou para a adolescente ligar para o 193, do Corpo de Bombeiros, e informar que o resgate estava em andamento. Ao se aproximar das vítimas, notou que Edineide, de 54 anos, e a filha Gisele, de 27, estavam muito fracas.
Com o uso de um flutuador, Rossatti conseguiu estabilizar a situação, entregando-o à filha, Gisele. A mãe, Edineide, não conseguia entender o que estava acontecendo por conta do estado de choque. “Entreguei o flutuador, que a filha, Gisele, pegou de imediato, mas a mãe não conseguia entender. Então, segurei o braço dela e passei para boia. Mesmo lá atrás das ondas, tentei acalmá-las, dizendo que tudo ia ficar bem, pois eu já tinha as duas sob controle e não sairia dali sem elas. Porém, precisava que elas se acalmassem”, explicou a guarda-vidas.
Depois disso, as banhistas foram rebocadas em direção à faixa de areia. Segundo o Costa Norte, Rossatti contou com a ajuda de Elton Barbosa, bombeiro civil que estava de folga no local. Juntos, conseguiram retirar a vítimas da água em segurança e realizar os primeiros socorros, constatando que ambas estavam bem, mas abaladas.
Em suas redes sociais, Giovanna Costa, irmã de Gisele, publicou uma carta de agradecimento à guarda-vidas Tamara Rossatti. A irmã elogiou a coragem e comprometimento da profissional e destacou a prontidão e competência demonstradas durante o resgate.
Leia também
Ex-prefeito Bili desafia Kayo Amado para debate sobre São Vicente
Bebê morre em incêndio provocado por irmã de 14 anos em Guarujá
Trabalhadores da Cetesb podem entrar em greve na Baixada e Vale do Ribeira na próxima terça
Cubatão recebe título de "Cidade Verde do Mundo" em cerimônia especial
PAT São Vicente oferece 1,1 mil vagas de emprego nesta quarta-feira; saiba quais
Homem é preso em Santos após espancar namorada na capital paulista
Cubatão recebe título de "Cidade Verde do Mundo" em cerimônia especial
Ex-prefeito Bili desafia Kayo Amado para debate sobre São Vicente
Santos pega o Flamengo na Vila: Neymar treina normal e time se prepara para duelo importante
Acidente grave com três carros deixa dois feridos em Bertioga