Notícias

Guarda-vidas salva vida de mãe e filha em praia de Bertioga

O resgate duplo foi realizado pela cabo da Polícia Militar e guarda-vidas do Grupamento de Bombeiros Marítimo

O bombeiro civil Elton relata que ficou impressionado com a coragem e determinação da guarda-vidas - Imagem: Divulgação/ Costa Norte
O bombeiro civil Elton relata que ficou impressionado com a coragem e determinação da guarda-vidas - Imagem: Divulgação/ Costa Norte

Karina Faleiros Publicado em 18/09/2024, às 11h19


Mãe e filha quase sofrem tragédia em Bertioga, no litoral de São Paulo, após serem surpreendidas por uma corrente de retorno no mar e entrarem em processo de afogamento.

O resgate duplo foi realizado pela cabo da Polícia Militar e guarda-vidas do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) Tamara Rossatti, próximo ao Sesc Bertioga.

Rossatti relata que trabalhava no setor ao lado do local onde ocorreu o incidente, e em dado momento, avistou três mulheres na água, na altura do Sesc Bertioga. Ao notar que as banhistas faziam movimentos fora do comum, aproximou-se para verificar e encontrou a adolescente Ana Beatriz, de 12 anos, saindo da água desesérada, pois sua mãe e a avó estvam em processo de afogamento.

Ao entrar na água, a guarda-vidas gritou para a adolescente ligar para o 193, do Corpo de Bombeiros, e informar que o resgate estava em andamento. Ao se aproximar das vítimas, notou que Edineide, de 54 anos, e a filha Gisele, de 27, estavam muito fracas.

Com o uso de um flutuador, Rossatti conseguiu estabilizar a situação, entregando-o à filha, Gisele. A mãe, Edineide, não conseguia entender o que estava acontecendo por conta do estado de choque. “Entreguei o flutuador, que a filha, Gisele, pegou de imediato, mas a mãe não conseguia entender. Então, segurei o braço dela e passei para boia. Mesmo lá atrás das ondas, tentei acalmá-las, dizendo que tudo ia ficar bem, pois eu já tinha as duas sob controle e não sairia dali sem elas. Porém, precisava que elas se acalmassem”, explicou a guarda-vidas.

Depois disso, as banhistas foram rebocadas em direção à faixa de areia. Segundo o Costa Norte, Rossatti contou com a ajuda de Elton Barbosa, bombeiro civil que estava de folga no local. Juntos, conseguiram retirar a vítimas da água em segurança e realizar os primeiros socorros, constatando que ambas estavam bem, mas abaladas.

Em suas redes sociais, Giovanna Costa, irmã de Gisele, publicou uma carta de agradecimento à guarda-vidas Tamara Rossatti. A irmã elogiou a coragem e comprometimento da profissional e destacou a prontidão e competência demonstradas durante o resgate.