PERIGO

Homem é preso em flagrante após manter a própria mãe refém em Peruíbe

Situação se agravou quando o suspeito ameaçou policiais com uma faca, levando a uma operação tática para sua captura

Situação foi contornada somente quando ele finalmente foi imobilizado - Imagem: Reprodução/ Divulgação
Situação foi contornada somente quando ele finalmente foi imobilizado - Imagem: Reprodução/ Divulgação

Alanis Ribeiro Publicado em 31/01/2025, às 10h20


Um homem, de 39 anos, foi preso em flagrante na terça-feira (28) após manter sua própria mãe como refém por oito horas em Peruíbe. Além disso, ele ameaçava com uma faca qualquer pessoa que tentasse se aproximar.

Durante a ação da Polícia Militar o suspeito, identificado como Leandro Biller Santos, foi imobilizado e levado à delegacia após descumprir uma ordem judicial que o proibia de se aproximar da mãe, uma mulher de 63 anos.

O boletim de ocorrência revelou que a idosa possuía uma medida protetiva contra o filho devido a casos anteriores de violência doméstica. No entanto, na terça-feira (28), por volta das 10h, Leandro invadiu a residência dela, localizada no Balneário São João Batista II.

Embora a polícia tenha sido acionada rapidamente, a vítima já havia conseguido se afastar do agressor antes da chegada das autoridades. Ao encontrá-lo na calçada da casa, Leandro estava sozinho, com uma mochila e uma corrente em mãos. Apesar das tentativas iniciais de negociação feitas pelos policiais, ele não demonstrou cooperação.

Em um momento crítico, Leandro sacou uma faca de sua mochila e começou a ameaçar os policiais, retirando-se para o interior da residência. As negociações continuaram sem sucesso e, diante da recusa do suspeito em colaborar, as autoridades decidiram utilizar um taser para tentar controlá-lo. No entanto, ele conseguiu escapar para uma edícula nos fundos da propriedade, tornando a situação ainda mais complicada.

Com o apoio adicional do Corpo de Bombeiros e de unidades especializadas, como a Força Tática e o Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), as forças policiais montaram um esquema para dialogar com Leandro. A situação foi contornada somente por volta das 18h, quando ele finalmente foi imobilizado.

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) confirmou a apreensão da faca e de outros itens utilizados pelo suspeito durante o incidente. O caso foi formalmente registrado como injúria, ameaça, descumprimento de medida protetiva de urgência, dano e tentativa de lesão corporal na Delegacia de Peruíbe.

Em nota ao g1, a Prefeitura de Peruíbe também se manifestou sobre o caso. O secretário municipal de Segurança Pública, Cristhian Rodrigues, esteve presente no local e relatou que a idosa conseguiu fugir após Leandro invadir sua casa. Ele destacou que os vizinhos foram fundamentais ao acionar a polícia assim que perceberam a situação perigosa.

"Assim que os policiais chegaram ao local, o indivíduo se mostrou agressivo, portando uma faca, e se homiziou no interior do imóvel, fazendo diversas ameaças aos agentes", afirmou Rodrigues. Para garantir a segurança do suspeito e dos envolvidos, os policiais precisaram realizar uma invasão tática ao imóvel. Após a captura, Leandro foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para avaliação médica.