Situação se agravou quando o suspeito ameaçou policiais com uma faca, levando a uma operação tática para sua captura

Alanis Ribeiro Publicado em 31/01/2025, às 10h20
Um homem, de 39 anos, foi preso em flagrante na terça-feira (28) após manter sua própria mãe como refém por oito horas em Peruíbe. Além disso, ele ameaçava com uma faca qualquer pessoa que tentasse se aproximar.
Durante a ação da Polícia Militar o suspeito, identificado como Leandro Biller Santos, foi imobilizado e levado à delegacia após descumprir uma ordem judicial que o proibia de se aproximar da mãe, uma mulher de 63 anos.
O boletim de ocorrência revelou que a idosa possuía uma medida protetiva contra o filho devido a casos anteriores de violência doméstica. No entanto, na terça-feira (28), por volta das 10h, Leandro invadiu a residência dela, localizada no Balneário São João Batista II.
Embora a polícia tenha sido acionada rapidamente, a vítima já havia conseguido se afastar do agressor antes da chegada das autoridades. Ao encontrá-lo na calçada da casa, Leandro estava sozinho, com uma mochila e uma corrente em mãos. Apesar das tentativas iniciais de negociação feitas pelos policiais, ele não demonstrou cooperação.
Em um momento crítico, Leandro sacou uma faca de sua mochila e começou a ameaçar os policiais, retirando-se para o interior da residência. As negociações continuaram sem sucesso e, diante da recusa do suspeito em colaborar, as autoridades decidiram utilizar um taser para tentar controlá-lo. No entanto, ele conseguiu escapar para uma edícula nos fundos da propriedade, tornando a situação ainda mais complicada.
Com o apoio adicional do Corpo de Bombeiros e de unidades especializadas, como a Força Tática e o Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), as forças policiais montaram um esquema para dialogar com Leandro. A situação foi contornada somente por volta das 18h, quando ele finalmente foi imobilizado.
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) confirmou a apreensão da faca e de outros itens utilizados pelo suspeito durante o incidente. O caso foi formalmente registrado como injúria, ameaça, descumprimento de medida protetiva de urgência, dano e tentativa de lesão corporal na Delegacia de Peruíbe.
Em nota ao g1, a Prefeitura de Peruíbe também se manifestou sobre o caso. O secretário municipal de Segurança Pública, Cristhian Rodrigues, esteve presente no local e relatou que a idosa conseguiu fugir após Leandro invadir sua casa. Ele destacou que os vizinhos foram fundamentais ao acionar a polícia assim que perceberam a situação perigosa.
"Assim que os policiais chegaram ao local, o indivíduo se mostrou agressivo, portando uma faca, e se homiziou no interior do imóvel, fazendo diversas ameaças aos agentes", afirmou Rodrigues. Para garantir a segurança do suspeito e dos envolvidos, os policiais precisaram realizar uma invasão tática ao imóvel. Após a captura, Leandro foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para avaliação médica.
Leia também

Crianças nasciam sem cérebro em Cubatão na década de 80; entenda

Restaurante Boa Vista começa a ser demolido em São Vicente

LIDE mulher litoral paulista promove jantar-debate sobre arte sustentável com Bia Doria

Descida para o litoral tem congestionamento de 48 km com expectativa de 298 mil carros

Portuários Stadium abre temporada de competição de muay thai na Baixada Santista

Carreta carregada tomba na Anchieta, perto do Porto, e causa interdição

Guarda-vidas salvam idosa do mar em Praia Grande; homem morre afogado em Itanhaém

Homicídio em Cubatão: vítima é baleada no peito e chega sem vida ao Pronto-Socorro

Neymar pode ser desfalque na próxima partida contra o Internacional

Lesões atrapalham São Paulo; Crespo quer jogadores saudáveis