Inflação recua em setembro e alimenta expectativas sobre impactos no consumo e no crescimento econômico
Maria Clara Campanini Publicado em 25/09/2024, às 14h11
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), divulgado nesta quarta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentou uma desaceleração em relação ao mês anterior, registrando uma taxa de 0,19% em setembro. Esse resultado ficou abaixo da expectativa do mercado financeiro, que previa um aumento de 0,28%.
No acumulado dos últimos 12 meses, o IPCA-15 alcançou uma alta de 4,12%, ligeiramente inferior aos 4,35% registrados no período imediatamente anterior. No ano, o índice acumula um aumento de 3,15%. O texto conta com informações da Agência Brasil.
Entre os nove grupos de produtos e serviços avaliados, sete registraram alta em setembro. O grupo Habitação destacou-se com a maior variação e impacto positivo, apresentando um crescimento de 0,50%, contribuindo com 0,08 ponto percentual para o índice geral. O grupo Alimentação e Bebidas também teve um pequeno aumento de preços, subindo 0,05% após dois meses consecutivos de queda.
As demais variações entre os grupos oscilaram desde uma queda de 0,08% no setor de Transportes até um aumento de 0,32% em Saúde e Cuidados Pessoais.
Em termos regionais, sete das áreas analisadas mostraram crescimento no índice de setembro. Salvador registrou a maior variação com um aumento de 0,35%, impulsionado principalmente pela alta nos preços da gasolina (2,17%) e do gás de botijão (3,04%). Por outro lado, Recife apresentou a menor variação com uma queda de 0,37%, decorrente da redução nos preços da gasolina (-4,51%) e da cebola (-31,80%).
Esses dados refletem as dinâmicas econômicas regionais e setoriais que influenciam o comportamento dos preços ao consumidor no Brasil.
Servidores de Praia Grande retomam greve após reajuste de 5,48% ser aprovado pela Câmara
Cunhado e irmã de Igor Peretto participam da reconstituição do crime; veja como foi
Homem é acusado de oferecer sexo oral para menino em local público
Casa de alvenaria em Vicente de Carvalho pega fogo e resultado gera problemas estruturais
TJ-SP autoriza saída temporária de 3.232 reeducandos
Santos Café: secretário Thiago Papa destaca importância do festival para o Centro Histórico
Show de Neymar e estreia de Robinho Jr. marcam amistoso do Santos
Madrugada de alerta: carreta pega fogo e trava Rodovia Imigrantes em Cubatão
Que mistérios guardam as paredes do nº 77 da Rua da Quitanda?
Trump e a geopolítica: impactos no Brasil