Solidariedade

Itanhaém dá início ao plano de acolhimento às pessoas em situação de rua

O acolhimento é realizado no Centro de Referência para Pessoas em Situação de Rua

Itanhaém dá início a plano de acolhimento às pessoas em situação de rua - Imagem: reprodução Freepik
Itanhaém dá início a plano de acolhimento às pessoas em situação de rua - Imagem: reprodução Freepik

Manoela Cardozo Publicado em 07/07/2023, às 11h00 - Atualizado às 11h38


Em Itanhaém, com o intuito de oferecer abrigo às pessoas em situação de vulnerabilidade durante o período de frio e suprir suas necessidades imediatas, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social deu início neste mês de julho a um plano emergencial temporário.

De acordo com informações da Prefeitura, o acolhimento é realizado no Centro de Referência para Pessoas em Situação de Rua, conhecido como Centro Pop, e engloba uma série de ações, como jantar, banho, fornecimento de camas para dormir e café da manhã.

Vale ressaltar que a participação é voluntária e não compulsória, pois cada pessoa tem a liberdade de decidir se deseja ou não passar a noite no Centro Pop.

Ainda, durante o inverno, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social conta com uma equipe adicional de abordagem que percorre as ruas todos os dias, no horário das 18h às 22h.

Os moradores que optam por não ir ao local recebem sacos de dormir e cobertores doados pelo Fundo Social de Solidariedade.

O Centro Pop realiza aproximadamente 20 atendimentos pela manhã e acolhe cerca de 40 pessoas para o almoço diariamente. Além disso, o local disponibiliza troca de roupas, kits de higiene pessoal e ração para cães.

Atualmente, estima-se que haja cerca de 100 pessoas em situação de rua em Itanhaém, sendo 60% delas residentes da cidade e o restante proveniente de outros municípios.

Compartilhe