Notícias

Lei que autoriza PPP em construção de túnel entre Santos e Guarujá é sancionada

Aprovada na Alesp, medida foi publicada nesta quarta-feira (23)

Túnel contará com uma área de circulação para ciclistas e pedestres instalada entre as seis vis de pista - Imagem: Divulgação/ Alesp/ Rodrigo Romeo
Túnel contará com uma área de circulação para ciclistas e pedestres instalada entre as seis vis de pista - Imagem: Divulgação/ Alesp/ Rodrigo Romeo

Karina Faleiros Publicado em 24/10/2024, às 11h21


Nesta terça-feira (22), a lei que autoriza a contratação de uma parceria público-privada para a construção e a operação do túnel imerso que ligará Santos a Guarujá, foi sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas.

No último dia 8, a medida foi aprovada pelos parlamentares da Assembleia Legislativa do estado de São Paulo. A obra deve gerar cerca de 9 mil empregos e demandar um investimento de R$ 5,9 bilhões.

O túnel, reivindicação antiga dos moradores da região, será construído embaixo do mar e terá 870 metros de extensão. Além da passagem de veículos, o túnel contará com uma área de circulação para ciclistas e pedestres instalada entre as seis vias de pista – três faixas por sentido, sendo uma delas adaptável ao VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

O empreendimento ainda permitirá a integração com os sistemas de transportes públicos da região. Aprovada na Alesp, a medida foi publicada nesta quarta-feira (23).