Notícias

Mãe é presa após deixar filhos sozinhos em apartamento que pegou fogo em Praia Grande

Ela alegou dificuldades financeiras, foi presa por abandono de incapaz após versões contraditórias sobre sua ausência

O fogo começou em um sofá e se espalhou rapidamente, mas moradores conseguiram controlar as chamas - Foto: Reprodução g1
O fogo começou em um sofá e se espalhou rapidamente, mas moradores conseguiram controlar as chamas - Foto: Reprodução g1

Gabriella Souza Publicado em 18/12/2025, às 08h38


O susto foi grande para os moradores de um condomínio no bairro Quietude, em Praia Grande, na última terça-feira (17). Um incêndio começou em um apartamento no terceiro andar de um prédio na Rua Santa Maria de Jesus, mobilizando vizinhos e equipes de socorro. O que parecia ser apenas um acidente doméstico, no entanto, revelou uma situação complicada: quatro crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 15 anos, estavam sozinhos no imóvel no momento em que as chamas se espalharam.

O fogo começou concentrado em um sofá, mas a fumaça e o calor foram fortes o suficiente para atingir todos os cômodos da residência. As chamas também chegaram a danificar a parte de fora do apartamento e o corredor do prédio. Quando os bombeiros chegaram com quatro viaturas e 11 profissionais, o incêndio já tinha sido controlado pelos próprios moradores, que agiram rápido para evitar que algo pior acontecesse. Um policial militar que fazia patrulhamento na região também foi chamado e acompanhou de perto a situação destruidora dentro da casa.

Versões diferentes e falta de energia

A mãe das crianças, uma mulher de 36 anos, não estava no local quando o fogo começou, mas chegou cerca de cinco minutos depois de o socorro já estar por lá. Ao ser questionada pelas autoridades, ela apresentou mais de uma explicação para ter deixado os filhos sem a companhia de um adulto. Primeiro, ela afirmou que tinha saído por volta da meia-noite para trabalhar em uma tabacaria, alegando que a família passa por sérias dificuldades financeiras.

Ela explicou ainda que o apartamento está sem luz e, por esse motivo, eles estavam usando velas para iluminar o ambiente. A principal suspeita é que uma dessas velas tenha caído e iniciado o fogo no sofá. Pouco tempo depois, no entanto, a mulher mudou seu depoimento. Ela confessou que, na verdade, tinha saído para fazer um programa sexual. Segundo o relato, ela estava desesperada para conseguir dinheiro e pagar a conta de energia, na tentativa de religar a eletricidade do imóvel.

Decisão da Justiça

Devido ao ocorrido, a mulher foi levada para a delegacia e acabou presa por abandono de incapaz. O Conselho Tutelar foi chamado para cuidar e dar assistência às quatro crianças. O caso foi registrado na Central de Polícia Judiciária de Praia Grande como incêndio e abandono.

Apesar da prisão inicial, a mulher passou por uma audiência com o juiz na quarta-feira (17) e recebeu o direito de responder ao processo em liberdade. Para continuar solta, ela precisará seguir algumas regras rígidas. Ela deve aparecer no fórum a cada dois meses para confirmar seu endereço e contar o que está fazendo da vida. Além disso, ela está proibida de sair da cidade por mais de oito dias sem avisar e não pode mudar de casa sem autorização. Outra regra importante é que ela precisa ficar em casa todas as noites e também nos seus dias de folga.