Praia

Mais de mil voluntários se unem em mutirão de limpeza na praia de Santos

Mais de 94kg de tipos diferentes de resíduos foram recolhidos

Mais de mil voluntários se unem em mutirão de limpeza na praia de Santos - Imagem: reprodução Prefeitura de Santos
Mais de mil voluntários se unem em mutirão de limpeza na praia de Santos - Imagem: reprodução Prefeitura de Santos

Manoela Cardozo Publicado em 18/09/2023, às 08h41 - Atualizado às 09h02


No último sábado (16), o sol brilhou com destaque no Dia Mundial de Limpeza dos Rios e Praias, conhecido como World Cleanup Day. Mais de mil voluntários de diversas organizações, empresas, universidades, escolas e academias se reuniram em prol do meio ambiente.

De acordo com informações da Prefeitura, a concentração ocorreu na faixa de areia em frente à Praça das Bandeiras, na Praia do Gonzaga. Durante três horas, percorrendo o trecho da praia santista entre os canais 2 e 3, os voluntários coletaram um total de 94 quilos de resíduos de diferentes tipos.

Esse montante incluiu 12.566 unidades de plásticos variados, 9.101 bitucas de cigarros, 3.777 pedaços de isopor, 914 metais diversos e 2.851 unidades de outros tipos de resíduos.

O evento foi organizado pela Secretaria de Meio Ambiente de Santos (Semam) e contou com o apoio da Bracell, além da coordenação do mutirão pelo Instituto Mar Azul (IMA).

Durante o evento, foram realizadas diversas atividades e os participantes tiveram a oportunidade de aprender mais sobre os impactos dos resíduos no meio ambiente. Por exemplo, no Instituto Biopesca, o enfoque foi nos problemas causados pelo plástico para a vida marinha.

A missão da equipe envolvida no mutirão de limpeza e educação ambiental, em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, foi mais do que apenas recolher o lixo deixado na areia; foi também conscientizar as pessoas sobre a importância do descarte adequado e o papel de cada indivíduo na preservação do nosso planeta.