A portaria tem duração de 120 dias
Maria Clara Campanini Publicado em 27/08/2024, às 16h17
Nesta terça-feira foi publicado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, uma portaria que estabelece regras para acesso à água em grandes eventos. As empresas devem distribuir em shows, festivais e quaisquer eventos de grande proporção, especialmente em calor.
Uma das determinações é a distribuição gratuita de água em pontos dispostos em regiões estratégicas para facilitar o acesso aos consumidores.
Regras de acesso a água
-Garantir o acesso gratuito no interior do evento de garrafas de uso pessoal com água potável para consumo
-Disponibilizar bebedouros
-Distribuir embalagens de água adequada, e instalar ilhas de hidratação de fácil acesso
- Não pode haver cobrança aos consumidores, além do espaço oferecer estrutura rápida para resgate de participantes.
Comércio
Também é estabelecido a obrigatoriedade de estabelecimentos de comida e bebidas no local do evento. Porém o comércio de água não exclui a necessidade do cumprimento dos outros itens.
Para não ter um preço abusivo os órgãos municipais e estaduais devem acompanhar o preço da água mineral comercializada.
Validade
A portaria tem validade de 120 dias, ou seja, vale até o dia 25 de dezembro, início do verão.
Ao final do período haverá uma nova avaliação das condições climáticas que pode prorrogar a portaria ou revisar as medidas dela.
Histórico
Em novembro do ano passado, o Ministério da Justiça publicou uma portaria emergencial proibindo os eventos de impedir a entrada de garrafas de uso pessoal.
A medida veio após a morte de Ana Clara Benevides, de 23 anos, que passou mal no primeiro show da Taylor Swift, no Rio de Janeiro. Naquele dia a temperatura passava dos 40ºC e dentro do estádio a sensação térmica chegava a 60ºC. Em laudo do IML a morte da jovem foi por conta do calor excessivo.
Que mistérios guardam as paredes do nº 77 da Rua da Quitanda?
Madrugada de alerta: carreta pega fogo e trava Rodovia Imigrantes em Cubatão
Câmara de Cubatão aprova projeto que aumenta salários de cargos de comissão
Após lançamento do box 'Mulheres Assassinas', Ullisses Campbell dá pistas de novo livro true crime
Polícia recupera 600 litros de diesel roubados de trem e prende dois homens em São Vicente
Santos Café: secretário Thiago Papa destaca importância do festival para o Centro Histórico
Show de Neymar e estreia de Robinho Jr. marcam amistoso do Santos
Madrugada de alerta: carreta pega fogo e trava Rodovia Imigrantes em Cubatão
Que mistérios guardam as paredes do nº 77 da Rua da Quitanda?
Trump e a geopolítica: impactos no Brasil