Edifícios e estruturas não serão prejudicadaspelo fenômeno

Alanis Ribeiro Publicado em 19/07/2024, às 16h00 - Atualizado às 16h46
Moradores da Baixada Santista sentiram tremores no mesmo momento em que um terremoto de magnitude 7,3 atingiu a região próxima ao deserto do Atacama, no norte do Chile, perto da fronteira com Bolívia e Argentina. Segundo informações da Defesa Civil Estadual e do Centro de Sismologia, os tremores sentidos pelos moradores foram consequência direta desse fenômeno sísmico.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo informou que recebeu relatos de tremores de baixa densidade em Santos e São Vicente, enquanto o Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado em Praia Grande.
Em nota para o G1 Santos, a corporação informou que três viaturas foram para o bairro Tupi vistoriar imóveis de moradores que sentiram os tremores. Apesar disso, não foi constatada nenhuma avaria nas edificações.
O sismólogo Bruno Collaço afirmou que o Centro de Sismologia, da Universidade de São Paulo (USP), recebeu dezenas de relatos de tremores de terra na noite de quinta-feira (18). “Na verdade, trata-se de um sísmico que ocorreu no norte do Chile, perto da divisa com a Argentina”, explicou ele, em vídeo enviado.
Conforme relatado pelo diretor de comunicação da Defesa Civil Estadual, Roberto Farina Filho, moradores da Baixada Santista sentiram abalos sísmicos descritos como movimentos de vai e vem de objetos dentro das casas, levando algumas pessoas a sair dos prédios.
O profissional ainda destaca que não houve qualquer risco à população, e que as infraestruturas de edifícios edificações não serão comprometidas.
Isso é comum?
Não é comum que o Estado de São Paulo sinta reflexos de terremotos no Chile, por isso a população estranha. “Tem que acontecer um conjunto de fatores para que essa onda sísmica chegue até o Estado de São Paulo”, explicou o profissional.
Um desses fatores é o horário. Na quinta-feira (28), o abalo ocorreu durante a noite, quando a maioria das pessoas estava em casa e, por isso, prestaram mais atenção.
Os tremores que aconteceram naquela região podem ser sentidos em São Paulo dependendo da magnitude e profundidade.
Terremoto no Chile
Um terremoto de magnitude 7,3 atingiu o norte do Chile nesta quinta-feira (18), por volta das 22h50. O epicentro do tremor foi na região de Antofagasta, próxima ao deserto do Atacama, na fronteira com Bolívia e Argentina.
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor ocorreu a uma profundidade de 126 km. O epicentro foi localizado 20 km ao sul da cidade de San Pedro de Atacama, na região de Antofagasta, que está a 1.630 km da capital Santiago.
O Serviço Hidrográfico Chileno descartou alerta de tsunami, afirmando que "o tremor não apresenta as condições necessárias para gerar ondas gigantes na costa do país".
Leia também

Indicação de Messias ao STF movimenta Senado e líderes religiosos

Operação em São Vicente captura peça-chave do tráfico e apreende celular

Susto no mar: caiaque vira perto de navio e ocupantes são salvos por barco vizinho

Restaurante Boa Vista começa a ser demolido em São Vicente

Privatização das travessias por balsas no litoral de SP é aprovada pela ALESP

Palmeiras perde Felipe Anderson por lesão e inicia preparação para enfrentar o Atlético-MG

“ Carlos Belmonte dispara e expõe crise interna no São Paulo: ‘Sem investir, o clube não sai do buraco’”

Brasil deve sediar Copa América Feminina em 2026 como evento-teste da Copa do Mundo

Porte de armas como defesa econômica: a nova frente no combate ao crime

Método 8Ps revoluciona crescimento de pequenas e médias empresas no Brasil