Investigações continuam para desmantelar completamente a rede criminosa envolvida em golpes virtuais e fraudes bancárias
Alanis Ribeiro Publicado em 01/02/2025, às 13h46
A Polícia deflagrou, na quarta-feira (29), uma operação denominada Impostores, resultando na prisão de cinco indivíduos em diferentes localidades da Baixada Santista. Entre os detidos, está uma mulher que utilizava perucas como parte de um disfarce para se passar por suas vítimas e abrir contas bancárias fraudulentas. Durante a ação, as autoridades apreenderam diversas perucas de estilos variados.
A operação foi liderada pela 3ª Equipe da 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) – Crimes Cibernéticos, com o suporte do Grupo de Operações Especiais (GOE). Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de prisão temporária e seis mandados de busca e apreensão em residências situadas na Baixada Santista, especificamente nas cidades de Mongaguá e Itanhaém, além de endereços na Zona Leste da capital paulista.
Entre os presos, estava uma mulher residente em Itanhaém, capturada junto ao marido, de 60 anos, e outra cúmplice. Em sua residência, foram encontradas três perucas. Além disso, outro casal envolvido nas atividades criminosas foi detido em uma imobiliária localizada em Mongaguá.
Os detidos fazem parte de uma organização criminosa especializada em golpes virtuais. O grupo utilizava informações privilegiadas para criar contas bancárias fraudulentas, movimentando quantias que ultrapassam milhões de reais, provenientes de vítimas espalhadas por diversos estados do Brasil.
Durante as buscas nos endereços-alvo da operação, a polícia apreendeu materiais relevantes para a investigação, incluindo agendas com dados bancários de terceiros, celulares, dinheiro em espécie, pendrives contendo informações para abertura de contas fraudulentas e cartões bancários. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que as investigações continuam, visando desmantelar completamente essa rede criminosa.
Leia também
Morte na Operação Verão: MP-SP pede aumento de indenização para família de vítima em Santos
Adolescente é detido após assalto com pai em Mongaguá; pai morre horas depois
Mobilidade em Guarujá: patinetes elétricos já podem ser alugados para andar pela cidade
Aproximadamente 30 kg de entorpecente são apreendidos em carro antigo no Porto de Santos
Guarujá: polícia desarticula desmanche e prende homem acusado de receptação de veículos